Democracia no Brasil ganha força em dose dupla
No mesmo dia, o ex-presidente Bolsonaro vira réu e parentes de perseguidos políticos se mobilizam por justiça
No dia em que ministros do Supremo Tribunal Federal elevaram, por unanimidade, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro à condição de réu, filhos, netos e sobrinhos de presos, mortos e desaparecidos políticos estiveram na Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos.
Reivindicam reconhecimento e reparação dos danos causados pelo Estado brasileiro a famílias, durante a ditadura cívico-militar. A ação é inédita na América Latina. Como é inédito um ex-presidente virar réu.
Bolsonaro e sete aliados são acusados de tentativa de golpe de Estado e a denúncia da Procuradoria-Geral da República foi acatada. Ele nega e ainda pode defender-se. O requerimento dos parentes de perseguidos políticos também foi acatado pela Comissão de Anistia. A defesa do Estado é admitir o erro e pedir perdão.
“Precisamos que o Estado reconheça a violência política que envenena nossas raízes até hoje”, declara Marta Nhering, do Coletivo de Filhos e Netos de Desaparecidos, uma das responsáveis por organizar depoimentos.
Na sessão da Primeira Turma do STF, ontem, os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia registraram que o oito de janeiro representou uma tentativa de golpe, semelhante ao de 1964, e reforçaram que a ditadura mata. “Ditadura vive da morte. Não apenas da democracia, mas de seres humanos de carne e osso que contrariam o interesse de quem detém o poder”, cravou a ministra.
A luta do coletivo é para que essa história não se repita, e não se propaguem elogios a torturadores, como Bolsonaro dirigiu um dia ao coronel Carlos Brilhante Ustra, nem se defenda o regime ditatorial.
Reforma reprovada
Por sete votos a seis, vereadores de Floresta rejeitaram a proposta de reforma administrativa da prefeita Rorró Maniçoba (PP). O projeto ampliava de nove para 17 o número de secretarias e criava mais de 200 cargos comissionados, segundo o deputado Fabrizio Ferraz. Adversário da gestão, o parlamentar ocupou a tribuna da Alepe e parabenizou a Câmara do município sertanejo.
Estrela do PSB
Em meio aos congressos do partido, que têm reforçado seu nome como pré-candidato ao Governo, o prefeito do Recife, João Campos, começou a aparecer nas inserções do PSB na televisão. Destaque para as obras entregues e os 78% de votos na eleição de 2024.
Menosprezo
No Congresso do PSB Recife, João Campos, que tem sido alvo da oposição na Câmara, mandou recados. “Enquanto muita gente vai ficar brigando nas tribunas, deixa a estridência na tribuna que a gente vai estar com a poeira do povo, com a luta de quem precisa.”
Sonho antigo
Em licença com os filhos no Canadá, a governadora Raquel Lyra anunciou pelas redes sociais ter concluído os projetos de recuperação da PE-145 e da PE-160. As rodovias beneficiam municípios como Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba, no Agreste. As propostas agora serão licitadas.