Depois de Natal, João Campos reforça campanha em Campina Grande
No segundo turno, prefeito reeleito do Recife atuou como cabo eleitoral em três capitais
Em 15 dias de campanha no segundo turno, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), explorou a popularidade em três capitais. Uma estratégia para ganhar projeção nacional e consolidar-se como líder das forças progressistas.
Começou por Fortaleza, onde a disputa acirrada se dá entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL). Lá, usou Juliet (modelo popular de óculos de sol), fez o passinho, conversou com a juventude e gravou para o guia eleitoral.
Na segunda, trocou o passinho pelo treme paraense e chegou a Belém, onde Igor Normando (MDB) lidera o embate contra Eder Moura (PL). Ontem a rota pelas capitais terminou em Natal. Caiu no piseiro, abusou do Juliet e viu natalenses usando adesivos seus e de Natália Bonavides (PT).
Na capital potiguar, Paulinho Freire (União Brasil) está à frente nas pesquisas. O desafio é reduzir a abstenção que chegou a 25% no 1º turno.
Hoje, João Campos sai das capitais, mas continua fora do Estado. O destino é Campina Grande (PB). Participa de um ato no bairro de Catolé, em defesa de Jhony Bezerra, candidato do governador da Paraíba, João Azevêdo, todos do PSB. Dr. Jhony aparece em 2º lugar (42%) nas pesquisas contra Bruno Cunha Lima (48%) que disputa a reeleição.
"João Campos emerge nesse contexto como o representante de uma nova esquerda progressista e high-tech conectada à linguagem, à estética e às pautas da nova periferia, da geração Y e do público evangélico, sem abandonar as periferias e os movimentos sociais tradicionais, bases históricas da esquerda brasileira", contextualiza o cientista político Isaac Luna.
Gesto de paz
Para o deputado Antônio Moraes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) demonstrou querer paz com o Legislativo ao telefonar para o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, e anunciado que não vai interferir na nova eleição para a Mesa Diretora da Casa..O pleito realizado em novembro foi suspenso pelo STF. "A governadora quer uma convivência sadia com todos os poderes", disse à Rádio Folha FM 96,7.
Capiba
A casa onde viveu o compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, no Espinheiro, Recife, será cedida ao Conservatório Pernambucano de Música. Hoje a governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 1,5 milhão para recuperar o imóvel. Obra vai durar dez meses.
Facultativo
Jovens de 16 e 17 anos, para quem o voto ainda é facultativo, tiveram participação recorde no primeiro turno da eleição em Pernambuco. O índice de comparecimento chegou a 94,56% e 93,31%, respectivamente. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral.
Sem obrigação
Ainda segundo o TRE-PE. mesmo sem a obrigação de votar, 109 eleitores com 100 anos ou mais foram às urnas em Pernambuco para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.