Deputado Álvaro Porto adota nova postura e outro tom nos argumentos

Presidente da Assembleia Legislativa ressalta importância da relação institucional com o Executivo

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB) - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Pessoal e politicamente, a relação não muda. Institucionalmente, existe outra postura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB). Depois do vazamento do áudio em que usou palavras de baixo calão - ao comentar o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB), na abertura dos trabalhos legislativos - o parlamentar mudou até o tom de voz. Parece mais tranquilo. "O Diazepan está fazendo efeito", brincou, na sessão de ontem à tarde, após entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Mas continua contundente nas observações e cobranças. Reivindicou investimento nas polícias para reduzir a criminalidade. Elogiou a iniciativa do Executivo, que na segunda-feira reuniu representantes dos Poderes, para discutir ações que garantam segurança. Colocou a Alepe à disposição.

Suavizou até a decisão da gestora de judicializar, junto ao Supremo Tribunal Federal, os vetos que a Casa fez à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Na terça juntou mais de 20 deputados. Resolveram  cumprir o que for determinado pelo STF, sem recorrer da liminar já estabelecida. Segue cobrando diálogo.

Empolgado mesmo, o deputado está com os rumos do seu grupo político. Vai levar quase todos para o Republicanos. Estima que sejam mais de dez nomes a majoritária, além de candidatos a vereador. Dia 10 - número do partido - será de filiações.

Encabeçam a lista, a mulher e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e o ex-prefeito Felipe Porto, que assumiu o escritório da Infraero em Pernambuco em novembro, com aval do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,  até dia desses presidente da legenda.

O Republicanos também foi o primeiro partido a, oficialmente, anunciar apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos. Álvaro Porto elogiou desempenho do ministro e, consequentemente, está mais perto do gestor do PSB, a quem enalteceu a administração. "Eu me aproximo das pessoas. Todos os deputados do PSB apoiaram minha candidatura à presidência da Casa", enfatizou.

UNIDOS PELA INFÂNCIA
A deputada Simone Santana (PSB) vai a Brasília em março para representar a Alepe em evento da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância. A proposta é criar uma união de colegiados dedicados a crianças de zero a 6 anos, nas Assembleias Legislativas do Brasil. Pernambuco tem a contribuir com experiências como a criação do Orçamento Criança.

CORINGA
A nova presidente do IPA, a agrônoma Ellen Viégas, passou seis meses como secretária de Agricultura. Saiu do cargo para dar espaço ao Podemos, com Cícero Moraes. Comenta-se que estreitou a relação com a governadora Raquel Lyra e está à disposição.

HOSPITAIS
A Alepe solicitou ao TCE auditoria especial para apurar a falta de insumos nas unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado. A proposta é do deputado Sileno Guedes (PSB), vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social.

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco
ELEIÇÕES 2024

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco

Newsletter