Logo Folha de Pernambuco

Deputado arregaça as mangas em busca de pautas positivas para o Estado

Antônio Moraes explorou a segurança e oposição ironizou. Próxima semana será a vez das estradas

Deputado estadual Antônio Moraes (PP) - Foto: Roberto Soares/Alepe

Ele poderia ser o presidente da Assembleia Legislativa ou o líder do Governo na Casa de Joaquim Nabuco. Mas é na condição de presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça que o deputado Antônio Moraes (PP) decidiu fazer uma vez por semana um discurso em defesa da administração de Raquel Lyra (PSDB).

Ex-secretário de Segurança, o delegado começou sua saga ontem. Escolheu o ponto mais nevrálgico: a violência. Aproveitou o balanço da Defesa Social para mostrar que Pernambuco teve o Carnaval mais tranquilo dos últimos tempos. "Segurança Pública é um assunto sério que precisa de planejamento e investimento", argumentou.

A oposição ironizou. Os deputados Sileno Guedes e Waldemar Borges, do PSB, observaram que o cenário apresentado se assemelha ao da Dinamarca, país do Leste europeu considerado um dos mais seguros.

"O PSB quer que as coisas deem certo no Estado. É padrão do PSB melhorar aquilo que recebe", declarou Sileno,  após o líder do Governo, Izaías Régis, dizer que o "PSB não tem jeito e não aceita Raquel Lyra”. Os deputados Diogo Moraes e Gleide Ângelo, também do PSB, reforçaram as críticas

O liberal Alberto Feitosa elogiou a coragem de Moraes. "É muito difícil defender essa desarrumação e um governo que fez a primeira reunião para discutir segurança um ano e um mês após ter começado."

O presidente da CCLJ reagiu. Destacou que ninguém pode cobrar da governadora solução para todos os problemas no primeiro ano de gestão. Débora Almeida, Cleiton Collins e Renato Antunes sustentaram o posicionamento de Moraes. "Eu acredito no Governo. Não porque é de Raquel Lyra, mas porque acredito em Pernambuco", enfatizou Antunes.

Mesmo após 46 minutos de discurso e apartes, a maioria contrários, Moraes não considerou ser difícil defender a administração. Ressaltou apostar em Raquel Lyra e reconhecer os esforços da governadora. Na próxima semana voltará à tribuna. Vai expor as obras de recuperação de estradas e relatar o que já foi entregue ou está perto de ser concluído.

Jogada de mestres
Alessandra Vieira, ex-candidata a vice de Miguel Coelho ao Governo, se filiou ao PL e é pré-candidata a prefeita de Santa Cruz do Capibaribe, única cidade do Estado em que o ex-presidente Jair Bolsonaro saiu vitorioso nas últimas eleições. Lá, o deputado Edson Vieira (União Brasil), marido de Alessandra, se juntou ao PL de Anderson Ferreira para tirar do páreo o atual prefeito, Fábio Aragão, rompido com o PP de Eduardo da Fonte. A ex-deputada já ganhou o apoio dos Progressistas.

MADURO > O vereador do Recife Marco Aurélio Filho, em entrevista à Radio Folha FM 96,7, anunciou que vai filiar-se ao Partido Verde no dia 11 de março. Após muitas conversas, decidiu esperar a janela partidária, a partir do dia 6, e sair do PRTB. Já colocou o nome à disposição para presidir a legenda na cidade.

CIDADANIA > O Ministério Público inaugura hoje, às 15h, a Rádio MPPE. Inicialmente serão 12 programas sobre atividades ministeriais, música, literatura, dicas de saúde. A Agência Radioweb fará a difusão pela internet e 113 rádios. O estúdio fica na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, no Recife.

POLÊMICA > Relator do projeto que regulamenta o trabalho de motoristas e entregadores via aplicativos, o deputado Augusto Coutinho recebeu representantes do setor em Brasília. Eles são contra a fixação de um valor por hora trabalhada, proposta pelo Governo Federal. Juntos ao deputado, tentam uma  alternativa.

Veja também

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão
EUROPA

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão

Polícia Federal investiga ataque em Brasília como uma 'ação terrorista'
BRASIL

Polícia Federal investiga ataque em Brasília como uma 'ação terrorista'

Newsletter