Deputados reagem a pedido de adesão ao PEF. Secretário explica e pede desculpas
Parlamentares consideraram falta de respeito solicitação antes do aval da Assembleia
O deputados Rodrigo Farias, Sileno Guedes e Waldemar Borges, todos do PSB, reagiram à decisão do secretário de Fazenda de Pernambuco, Wilson José de Paula, de recorrer à Secretaria de Tesouro Nacional (STN), na tentativa de agilizar a adesão do Estado ao Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), antes de a Assembleia Legislativa apreciar a matéria.
Fez isso no dia 30 com o intuito de garantir eficiência e simplificar as discussões, contemplando servidores que se preocuparam com possíveis mudanças. A movimentação não tem efeito sem aval dos deputados.
"Fiquei surpreso. Considerei falta de respeito, falta de diálogo, uma truculência. O Governo ignorou qualquer votação, passou por cima e atropelou todos os ritos. O projeto está em análise", argumentou Rodrigo Farias.
"Não vejo por que se antecipar. Não é apenas deselegante com o Poder. É muito grave", reforçou Waldemar Borges que preferiu abster-se de votar. "É um ato político. Todo processo democrático tem um rito e há que se respeitar."
Sileno Guedes cobrou respeito, apresentou o modelo da STN para adesão ao PEF, rechaçou impedimento para emendas e ironizou os argumentos do Governo. "Nós também sabemos ler e escrever."
Os projetos do Executivo foram aprovados na Comissão de Justiça. Presente à reunião da Comissão de Finanças, o secretário Wilson de Paula descartou qualquer tentativa de desrespeitar a Casa.
"Fizemos uma opção técnica pela antecipação. Nosso objetivo era atender a audiência pública e deixar claro quais seriam as medidas que adotaríamos para o PEF", esclareceu. Desculpou-se por qualquer mal-estar e explicou que o pedido de adesão em ofício não muda. “
A melhor forma de positivar as medidas foi no ofício, deixando claro as medidas que adotaríamos.” E lembrou que o principal objetivo do PEF é reduzir a taxa de juros.
De corpo e alma
Ele teve a candidatura a prefeito de Petrolina abortada pelo partido, mas não esmoreceu. O deputado federal Lucas Ramos (PSB) participou de 12 convenções e no município sertanejo apoia o tucano Júlio Lóssio. "Eu me dedico como se a campanha fosse minha". O médico tem o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB), mas não votou nela. "Quem poderia estar desconfortável seria a governadora. Dr. Júlio coordenou a campanha de Marília Arraes", observou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
Controle
O presidente do Tribunal de Contas (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal, entrega hoje ao presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, lista com mais de 1.200 nomes de gestores públicos. Eles tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.
Campanha
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca hoje no Recife. Tem programação no Centro da cidade, ao lado do candidato a prefeito Gilson Machado. Passa amanhã por Jaboatão, Gravatá e Caruaru e mais 4 cidades na sexta. Encerra visita no sábado, com carreata.