Logo Folha de Pernambuco

Deputados se articulam para rearrumar composição das comissões na Assembleia Legislativa

CCLJ, onde tramitam mais de 90% dos projetos, é a mais cobiçada. Direitos Humanos deve gerar polêmica

Plenário da Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação//Alepe

A partir de segunda-feira, uma semana antes da retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa, parlamentares devem intensificar as articulações para compor as 17 comissões que funcionam na Casa. O princípio básico é o da proporcionalidade: mais espaço para as maiores bancadas.

Mas no último biênio não foi bem assim que funcionou. Na base do acordo, nomes ligados à governadora Raquel Lyra (PSDB) presidiram as três principais comissões: Antônio Moraes, a de Legislação e Justiça; Débora Almeida, a de Finanças e Orçamento; e Joaquim Lira, a de Administração.

O desejo de Moraes e Lira é dar continuidade aos trabalhos. Mas não depende só deles. Débora também vai conversar com os pares. ACCLJ é a mais cobiçada. Por ela, tramitam mais de 90% dos projetos. 

Outra que deve ser alvo de disputa é a de Direitos Humanos, presidida por Dani Portela. Líder da oposição, o deputado Diogo Moraes vai reunir o bloco e traçar caminhos. Não quer continuar à frente de Assuntos Municipais.

Luciano Duque pretende ficar na CCLJ e quer presidir a de Meio Ambiente, comandada por Romero Sales Filho. Se depender dos pares, Waldemar Borges permanece presidente da de Educação. Até o opositor Renato Antunes defende a continuidade. 

Na rearrumação, haverá espaço dos três parlamentares que não estão mais na Casa. Cleber Chaparral e Lula Cabral se elegeram prefeitos. E Eriberto Filho está secretário de Esportes do Recife. Chaparral e Eriberto integravam três comissões. Lula era vice de Finanças e presidia a de Assuntos Internacionais.

Disputa mais acirrada na Amupe
Após debate provocado pelo ex-prefeito de Carnaíba e peessebista histórico Anchieta Patriota, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), colocou-se como pré-candidata a presidente da Amupe. A petista, que dirigiu a entidade em 2023, disputará com Marcelo Gouveia, candidato à reeleição, e Pedro Ermírio, prefeito de Aliança.

Chapa e edital
A ex-prefeita de Surubim Ana Célia Farias e o prefeito de João Alfredo, Zé Martins, ambos do PSB, também participaram da discussão sobre o pleito na Amupe. Cada chapa deve ter 38 nomes. Edital sai segunda (27) e as inscrições vão até 17 de fevereiro.

Persistente
No lançamento do Programa do Leite, em São José do Belmonte, o secretário de Agricultura do Estado, Cícero Moraes, exaltou a atuação do deputado Luciano Duque. Disse que nos últimos 60 dias ele ‘só falava em leite’. Até a ação ser viabilizada. O programa beneficia famílias em vulnerabilidade social. Agora, cobra estradas.

Perspectivas
Mais de 170 secretários municipais de Educação se reúnem terça-feira no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira. O encontro é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE) e vai discutir desafios e perspectivas.

Veja também

Newsletter