Derrubada de vetos à LDO acende alerta para votação de leis orçamentárias
"O plenário tem poder absoluto para que seja resolvido. Nós tentamos vários acordos, esperamos um posicionamento do governo, mas infelizmente os acordos que chegaram à Casa não foram favoráveis, então a gente está colocando agora para votar sim ou não". Foi com essas palavras que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), anunciou a votação dos vetos do Executivo estadual ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado foi 30 votos pela derrubada dos vetos e 10 para a manutenção. Antes da votação no plenário da Casa, duas rodadas de reuniões foram feitas pelos parlamentares para tentar chegar a um consenso. As negociações com o Executivo não ocorreram da forma que os legisladores queriam e a derrubada dos vetos na Casa se tornou inevitável. O resultado acende um sinal de alerta para o Palácio do Campo das Princesas nas próximas votações. Em tramitação na Casa de Joaquim Nabuco, ainda restam outras duas leis orçamentárias: o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Hoje, o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques, fará uma apresentação dos projetos na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, a partir das 10h. Será o pontapé para uma nova rodada de negociações visando garantir uma aprovação mais tranquila das propostas. De acordo com as previsões de tramitação da proposta feitas pelos legisladores, o prazo para apresentação de emendas aos projetos segue até o começo de novembro. A previsão para votação em plenário é entre o início do próximo mês e 5 de dezembro, quando as propostas são devolvidas para sanção do Executivo. Até lá, Executivo e Legislativo terão uma nova chance para costurar consensos.
Voz dissonante
Após o deputado estadual João Paulo (PT) sinalizar o apoio do seu partido à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) afirmou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, que seu partido pode se posicionar no sentido contrário dentro da federação formada por PV, PT e PCdoB. Apesar da divergência de Gilmar, o presidente do PV-PE, Clodoaldo Magalhães, é próximo e já defendeu o apoio a João Campos em 2024.
Inauguração > O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), desembargador Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, promovem solenidade de Inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Diretores do CEJ.
Eleições > Na véspera das eleições municipais do próximo ano, o debate sobre estratégias para a disputa já mobiliza lideranças políticas em todo o Estado. Na esteira desta discussão, o Manifesto do Marketing do Futuro da Política será lançado em outubro no festival REC 'n' Play e pretende encontrar novas formas de pensar e fazer o marketing político. O documento, elaborado por Rosário Pompéia, sócia fundadora da LeFil, e Silvio Meira, cientista-chefe da TDS, será divulgado durante a programação da Trilha do Marketing do Futuro.
Homenagem > Amanhã, O senador Laércio Oliveira (PP/SE) receberá o título de cidadão olindense, às 16h. A proposição é de autoria do vereador Felipe Nascimento (Solidariedade). O parlamentar viveu em Olinda durante sua infância e é amigo próximo do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos).