Logo Folha de Pernambuco

Derrubada de vetos à LDO acende alerta para votação de leis orçamentárias

Alepe - Foto: Divulgação/Alepe

"O plenário tem poder absoluto para que seja resolvido. Nós tentamos vários acordos, esperamos um posicionamento do governo, mas infelizmente os acordos que chegaram à Casa não foram favoráveis, então a gente está colocando agora para votar sim ou não". Foi com essas palavras que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), anunciou a votação dos vetos do Executivo estadual ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado foi 30 votos pela derrubada dos vetos e 10 para a manutenção. Antes da votação no plenário da Casa, duas rodadas de reuniões foram feitas pelos parlamentares para tentar chegar a um consenso. As negociações com o Executivo não ocorreram da forma que os legisladores queriam e a derrubada dos vetos na Casa se tornou inevitável. O resultado acende um sinal de alerta para o Palácio do Campo das Princesas nas próximas votações. Em tramitação na Casa de Joaquim Nabuco, ainda restam outras duas leis orçamentárias: o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Hoje, o secretário estadual de Planejamento, Fabrício Marques, fará uma apresentação dos projetos na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, a partir das 10h. Será o pontapé para uma nova rodada de negociações visando garantir uma aprovação mais tranquila das propostas. De acordo com as previsões de tramitação da proposta feitas pelos legisladores, o prazo para apresentação de emendas aos projetos segue até o começo de novembro. A previsão para votação em plenário é entre o início do próximo mês e 5 de dezembro, quando as propostas são devolvidas para sanção do Executivo. Até lá, Executivo e Legislativo terão uma nova chance para costurar consensos.

Voz dissonante

Após o deputado estadual João Paulo (PT) sinalizar o apoio do seu partido à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) afirmou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, que seu partido pode se posicionar no sentido contrário dentro da federação formada por PV, PT e PCdoB. Apesar da divergência de Gilmar, o presidente do PV-PE, Clodoaldo Magalhães, é próximo e já defendeu o apoio a João Campos em 2024.

Inauguração >  O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), desembargador Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, promovem solenidade de Inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Diretores do CEJ.

Eleições > Na véspera das eleições municipais do próximo ano, o debate sobre estratégias para a disputa já mobiliza lideranças políticas em todo o Estado. Na esteira desta discussão, o Manifesto do Marketing do Futuro da Política será lançado em outubro no festival REC 'n' Play e pretende encontrar novas formas de pensar e fazer o marketing político. O documento, elaborado por Rosário Pompéia, sócia fundadora da LeFil, e Silvio Meira, cientista-chefe da TDS, será divulgado durante a programação da Trilha do Marketing do Futuro.

Homenagem > Amanhã, O senador Laércio Oliveira (PP/SE) receberá o título de cidadão olindense, às 16h. A proposição é de autoria do  vereador Felipe Nascimento (Solidariedade). O parlamentar viveu em Olinda durante sua infância e é amigo próximo do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos).

Veja também

Como podemos redefinir o futuro do Brasil com Inovação Social?
OPINIÃO

Como podemos redefinir o futuro do Brasil com Inovação Social?

O centenário de nascimento de Osman Lins
OPINIÃO

O centenário de nascimento de Osman Lins

Newsletter