Detran de Pernambuco nas mãos do Partido Progressistas
Indicado pelos deputados Eduardo e Lula da Fonte, o delegado Vladimir Lacerda Melquíades é o novo presidente do órgão
O Departamento de Trânsito de Pernambuco está nas mãos do Partido Progressistas. O delegado especial da Policia Civil do Estado Vladimir Lacerda Melquíades é o novo diretor-presidente do órgão.
Após meses de negociações, a governadora Raquel Lyra e os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte fecharam acordo para ampliar a participação do PP no Executivo estadual.
O nome está publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (11/05). Sertanejo de Tacaratu, Melquiades substitui Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, indicado pelo Partido Liberal, comandado no Estado pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira e pelo irmão, o deputado federal André Ferreira.
Também foi nomeado o delegado Guilherme Ramos Mesquita de Freitas para diretor-geral, no lugar de André Trajano de Oliveira.
O Detran tem a terceira maior arrecadação do Estado, perdendo apenas para a Secretaria da Fazenda e a Copergás. O Detran dispõe para este ano de um orçamento de aproximadamente R$ 1 bilhão.
Composição
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o PP tem a bancada mais fiel à governadora. São oito parlamentares que desde o início da legislatura seguem à risca as orientações do Palácio do Campo das Princesas: Adalto Santos, Antônio Moraes, Claudiano Martins, Cleiton Collins, Henrique Queiroz Filho, Jeferson Timóteo, Júnior Tércio e Kaio Maniçoba. Eles ainda contam com outros dois seguidores: os deputados Danilo Godoy (PSB) e Romero Sales Filho (União Brasil).
Enquanto isso, a bancada do PL, que nunca esteve 100% afinada com o Executivo estadual, ficou mais fragilizada junto ao Governo após a votação do projeto de lei extinguindo as faixas salariais na Polícia Militar de Pernambuco e definindo reajuste salarial para policiais e bombeiros militares.
Dos cinco deputados liberais, Abimael Santos, Alberto Feitosa e Joel da Harpa, que têm votos na tropa, foram contrários ao projeto, só votando a favor na segunda discussão em plenário. Nino de Enoque, que é o líder da bancada, mas tem atuação discreta na Casa, continuou ao lado do Governo.
Colocando-se como independente, embora já tenha sido lembrado como possível líder do Governo, o deputado Renato Antunes chegou a ser substituído na Comissão de Justiça pelo deputado Alberto Feitosa .Em plenário, votou a favor das faixas apenas na segunda votação, quando a oposição acabou se rendendo ao projeto