Logo Folha de Pernambuco

Dia histórico para uma Justiça mais feminina

TJPE elege na segunda (4) duas desembargadoras, em uma tentativa de avançar na paridade de gênero

Tribunal de Justiça de Pernambuco - Fotos: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A próxima segunda-feira será histórica para o Tribunal de Justiça de Pernambuco. O tribunal vai escolher, no voto, duas desembargadoras pelo critério de merecimento. Elas serão as primeiras mulheres a ocupar o cargo, depois de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelecer a paridade de gênero.

Atualmente, entre os 52 magistrados há apenas duas mulheres: Daisy Andrade e Valéria Wanderley. Elas também são minoria entre os juízes: 196 mulheres e 349 homens. 

Na contramão da realidade brasileira - as mulheres representam mais da metade da população - a presença feminina na magistratura chega a 38%, segundo dados do CNJ de 2023. E o Brasil já avançou alguns passos.

O Judiciário do país foi o primeiro do mundo a abraçar a Agenda 2030, proposta pela ONU e que tem entre os objetivos evitar a discriminação de gênero no Poder. 

Em Pernambuco, o número de mulheres só supera o de homens entre os servidores do TJPE. São 4.460 contra 3.492. A ideia do presidente do tribunal, desembargador Ricardo Paes Barreto, é reduzir a desigualdade de gênero.  

“A equidade de gênero será uma política permanente nestes dois anos em que atuarei como presidente. Agiremos sempre com o objetivo de garantir as mesmas oportunidades”, assegura Paes Barreto.

A votação começará às 9h30, no Palácio da Justiça, Centro do Recife. Também serão escolhidos mais quatro desembargadores (as), totalizando seis novos (as) magistrados (as). O processo será possível após a governadora Raquel Lyra sancionar lei ampliando para 58 o número de desembargadores(as) do TJPE. 

Cannabis pluripartidária
Projeto que permite acesso gratuito a remédios à base de canabidiol será votado segunda (4), na Assembleia. Autor da proposta, o deputado Luciano Duque observa que ela vem superando preconceitos. À Rádio Folha, disse que a prova é ter apoio de extremos: de João Paulo (PT) a Renato Antunes (PL) e Adalto Santos (PP).

Maternidades
A governadora Raquel Lyra recebe na segunda (4), em Palácio, a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Vão anunciar verba federal para construir duas maternidades: a de Ouricuri, Sertão, R$ 50 milhões e a de Garanhuns,  Agreste, R$ 60 milhões.

Acolhimento
Há quase dois anos como secretário de Fazenda do Estado, o brasiliense Wilson José de Paula recebe na segunda (4) o título de Cidadão Pernambucano. A proposta é da deputada Débora Almeida. Às 18h, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

Inusitado
O deputado Renato Antunes, um fiscal da educação, vai fazer o Enem, nos domingos 3 e 10. Quer sentir na pele o que vivem os "feras". Vai precisar também enfrentar a fila da merenda e salas de aula sem ar-condicionado para saber da vida real dos alunos.

Veja também

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência
streaming

Documentário traz vida de Maurício Kubrusly, do sucesso como crítico ao diagnóstico de demência

Ganhar o mundo sozinho, um presente de fim de ano
viagens

Ganhar o mundo sozinho, um presente de fim de ano

Newsletter