Logo Folha de Pernambuco

Dias de folia que entram na cabeça e acabam nos pés, sem deixar de mirar as urnas

Presidente do PT escolheu Pernambuco para passar o Carnaval. Chega na sexta e fica até a quarta

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann - Zé Britto / Folha de Pernambuco

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, quer entrar na folia e desembarca no Recife amanhã com o marido, o deputado Lindberg Farias (PT-RJ). Ao lado da senadora Teresa Leitão (PT), vai marcar o passo pelas ruas do Recife e pelas ladeiras de Olinda. Não vem apenas para reverenciar a animação dos foliões. Haverá espaço para articulações políticas e algum descanso.

Nas Olindas, a presidente do PT descamba pelos becos, passando pelos bares. Vai comemorar os 44 anos do partido, amanhã (9). No pique do frevo, pretende juntar-se a outros petistas no "Feitiço da Estrela".  

"O bloco enche as ladeiras de luta e animação e este ano homenageia a nossa resistência. Sempre foi diferenciado. A luta não está dissociada da alegria", anuncia a senadora Teresa Leitão. O bloco se concentra na sede do Afoxé Alafin Oyó, na Rua do Sol, bairro do Carmo, a partir das 17h.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), cotada para ser candidata a prefeita no município, é esperada pelo grupo. E faz parte das conversas.

Na mistura colorida da massa, evidencia a importância nacional da aliança com o anfitrião no Recife, o prefeito João Campos (PSB). Ano passado, quando esteve na cidade, a presidente nacional do PT disse não vislumbrar outra composição para 2024 na capital pernambucana a não ser o partido na condição de vice, na chapa pela reeleição do gestor. Recado reforçado pelo presidente Lula na última visita ao Estado, em janeiro.

No Sábado de Zé Pereira o prefeito abre as portas do camarote para recepcionar a petista. Vai mostrar o desfile do maior bloco do mundo e avisar que, embora este ano traga mensagem de paz, vestido de renascença e com sombrinha de frevo pulsando no coração, o Galo também é de briga. A definição do nome para ocupar a vice de João Campos só deve mesmo acontecer depois de reunião com o presidente Lula, em Brasília.

Para não perder o feitiço do frevo que é pernambucano, na manhã de ontem (7), Gleisi Hoffmann esteve com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O encontro serviu para afinar os clarins de Momo, que devem ecoar o ano inteiro, entre os trabalhos parlamentares e as eleições municipais.  A petista se despede no melhor da festa, quando chega a quarta-feira (14).

Grande no Carnaval, Gigante no Respeito
A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos estimula os foliões a respeitarem as diferenças e não praticarem atos de racismo, capacitismo, violência contra idosos e LGBTfobia. "Nessa época, aumentam muito os casos e queremos incentivar as pessoas a denunciar", explica o secretário-executivo, Jayme Asfora. Atendimento pelo 3182-7665 ou pelo Disque 100.

CIDADES IRMÃS  > Este ano, pela 1ª vez, Olinda e Recife abrem oficialmente os festejos de Momo no mesmo dia. Na Marim dos Caetés a abertura na quinta já é tradicional. A capital foi que ampliou a festa. A governadora Raquel Lyra prestigia o evento do aliado, o professor Lupércio Nascimento.

ROTEIRO > O sábado será do Galo; o domingo dos papangus, em Bezerros. A segunda, dos maracatus em Nazaré, e Olinda de novo.  O Carnaval da governadora termina em Aliança, na terça. O secretário Daniel Coelho acompanha tudo.

RECESSO > Dias de descanso e folia. A coluna volta na quinta (15) assinada pela jornalista Jamille Coelho. Retorno na segunda (19). Até já.

 

Veja também

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão
EUROPA

Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão

Polícia Federal investiga ataque em Brasília como uma 'ação terrorista'
BRASIL

Polícia Federal investiga ataque em Brasília como uma 'ação terrorista'

Newsletter