Discursos carregados de símbolos para reforçar aliança entre o PT e o PSB na reeleição do Recife
Petistas enfatizam protagonismo junto ao Governo de João Campos, pensando em conquistar vaga de vice
Mais que participar da entrega dos 600 apartamentos, a bancada federal do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, marcou seu protagonismo diante do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da administração do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
No palco montado no Residencial Encanta Moça, no Pina, Zona Sul da cidade, o deputado Carlos Veras e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão exaltaram o presidente e a importância da boa relação entre ele e o prefeito.
Veras falou de um povo resistente, e enfatizou ter sido por essas conquistas que a população fez o "L". Humberto lembrou ser um dia histórico porque, embora houvesse dinheiro, não havia compromisso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mas foi a senadora quem, descartando números, recorreu a símbolos para enfatizar a articulação federativa. Destacou a árvore de Natal em cada uma das unidades entregues como a tradutora da alegria. Traçou banheiros acessíveis, como exemplo do cuidado com as pessoas. Rememorou que caminhão de mudança - oferecido pela prefeitura para as famílias levarem seus móveis - remete a boas-novas.
"Temos aqui uma articulação federativa que não existia no tempo do inelegível. Ele deu as costas a Pernambuco, e que não volte nunca mais." A senadora pontuou a capacidade do presidente Lula de juntar prefeitura, Governo do Estado e União.
"Estamos aqui unindo o frevo e o carimbó", afirmou, dirigindo-se ao ministro das Cidades, Jáder Barbalho Filho, natural de Belém do Pará. Encerrou o discurso, esbravejando um "Viva Lula" e um "Viva o Governo João Campos", para um prefeito que se emocionou em vários momentos do evento.
"A gente não entrega apenas uma chave. A gente entrega sonhos. Esse é um dos dias mais emocionantes da minha vida pública", pontuou João Campos.
O condomínio é o último do ano entregue pelo Governo Federal, segundo Jáder Filho. O Estado foi representado pela secretária de Habitação, Simone Nunes, que não se pronunciou na solenidade.
PDT quer consolidar espaço
Isabella de Roldão tem acompanhado mais de perto as agendas de João Campos. O PDT não quer perder espaço na reeleição. A vice-prefeita iniciou os discursos na entrega dos habitacionais. Dirigiu-se especialmente às mulheres, Os deputados federais Iza Arruda (MDB), Eriberto Medeiros e Pedro Campos, ambos do PSB, também tiveram direito à fala.
PRESTÍGIO Citado pelos petistas e por João Campos, o secretário-executivo de Habitação Felipe Cury vem ganhando força para disputar vaga à Câmara do Recife. "Vocês conhecem ele porque ele conhece a luta de vocês", disse Teresa Leitão, às famílias.
HISTÓRIA A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) era pura alegria na entrega das novas residências. A parlamentar transformou o Encanta Moça em uma de suas bandeiras.
REFORMA O deputado Rodrigo Farias reforça a proposta de o Governo de Pernambuco revogar a lei que aumenta o ICMS. "Vamos perder competitividade e empregos. Empresas vão migrar para Estados vizinhos", argumenta.
JABOATÃO Ex-partido de Elias Gomes, o MDB anuncia hoje apoio a sua pré-candidatura a prefeito. Às 10h, na sede do partido, no Bairro do Recife.