Eleições 2024: Mistura de caminhos para chegar ao eleitor

Encerrado prazo de guia eleitoral e debates, candidatos ainda têm 48 horas para campanha nas ruas

Até as 22 do sábado (5), candidatos podem fazer caminhadas, carreatas, comícios, porta a porta - Frente Popular do Recife / Divulgação

Sem programa eleitoral e sem mais debate - pela legislação eles só puderam acontecer até ontem - candidatos e candidatas têm 48 horas antes da eleição para investir em carreatas, caminhadas, porta a porta.

Podem fazer isso, longe de qualquer penalidade, até as 22h de amanhã (5), como alertou o assessor de planejamento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Acácio Leite, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Por mais facilidades que a tecnologia permita, o contato pessoal é insubstituível, como consideram cientistas políticos, marqueteiros e os próprios postulantes, para quem debate e guia eleitoral também têm lá sua importância.

O que se questiona é o formato dos debates. Muitas vezes, os concorrentes vão para se digladiar ou criticar, deixando escapar a oportunidade de apresentar propostas.

Há muito o eleitor não vê nesses encontros um instrumento para decidir em quem votar. Um caso emblemático foi o de São Paulo, uma das maiores cidades do país. No mês passado, o candidato José Luiz Datena lançou uma cadeira sobre Pablo Marçal, após receber agressões verbais. O contexto passou longe de uma discussão democrática de ideias.

E o guia eleitoral, que virou diversão com a presença de algumas candidaturas proporcionais, e ao longo do tempo perdeu graça e força para as inserções, ainda guarda sua riqueza,  Para o cientista político Hely Ferreira, o horário eleitoral não se esgotou.

“Por mais que as redes sociais avancem, quem mora nos rincões, especialmente, escuta rádio. Vai tirar a oportunidade dele de se informar? Não vai. O rádio ainda é o maior meio de comunicação”, analisa.

Até a última hora
O candidato à Prefeitura do Recife Técio Teles (Novo) tentou, até os últimos minutos, participar do debate da TV Globo ontem à noite. Por cinco votos a dois, o TRE-PE garantiu seu espaço e a emissora, oficialmente notificada, novamente derrubou a liminar. No dia anterior, ele havia conseguido autorização, mas a TV recorreu.

Urnas
Começa hoje o transporte de mais de 20 mil urnas para os 3.500 locais de votação em Pernambuco. Até amanhã elas passam por uma última inspeção. No lugar onde serão instaladas, técnicos ligam uma a uma para verificar se estão funcionando.

Deficiência
O TRE-PE registrou, em relação a 2020, crescimento de 50,84% no número de pessoas que se declaram com alguma deficiência. São 46.326 eleitores aptos a votar, entre eles, 14.442 (27,68%) com problemas de locomoção e 9.549 (18,3%) visual.

Lei seca
Pernambuco está entre os 15 Estados que não vão restringir o consumo de bebidas no dia da eleição. Mas a coordenação da Operação Lei Seca (OLS) informa que de hoje até domingo as blitze vão funcionar normalmente em todas as regiões.

Veja também

Com proposta de SAF, Sport começa AGE com votação de sócios
Sport

Com proposta de SAF, Sport começa AGE com votação de sócios

Cid Moreira: Corpo do jornalista é velado no Rio de Janeiro
LUTO

Cid Moreira: Corpo do jornalista é velado no Rio de Janeiro

Newsletter