Em campanha antecipada, Raquel Lyra e João Campos medem força política
Governadora nomeou petista para o Governo e PSB do prefeito sinaliza aproximação com o Podemos
A campanha antecipada ao Governo de Pernambuco ganha a cada dia ingredientes a mais na medição de forças entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), possíveis concorrentes nas eleições de 2026.
Ontem, depois que o Governo do Estado nomeou o ex-candidato a prefeito de Águas Belas Maurício Bezerra, conhecido como Maurício de Josué (PT), para dirigir o Prorural, o PSB do prefeito anunciou apoio à reeleição do deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) como primeiro secretário, na mesa diretora da Assembleia Legislativa.
A chegada do primeiro petista à gestão de Raquel Lyra não a deixa apenas mais perto do presidente Lula. Ela diz mais. Avisa que pode, que está viva, transita por várias frentes e agrega representante do mesmo campo político do concorrente.
Oficialmente na base do prefeito João Campos e oposição à governadora, o PT nega ter feito indicado qualquer nome. Assegura que o convite foi feito diretamente porque ambos mantêm boa relação.
Do outro lado, com parte da bancada do PSB apoiando a reeleição do primeiro secretário, a legenda ganha espaço para cobrar proporcionalidade e, consequentemente, mais vagas na composição da mesa. Mais que isso.
Faz um gesto ao Podemos, partido presidido no Estado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, irmão do deputado Gustavo Gouveia. O presidente do Podemos nega aproximação com João Campos e reafirma estar na base da governadora
O tempo da oposição
O apoio de parte da bancada do PSB à reeleição de Gustavo Gouveia como primeiro secretário da Alepe não desanimou opositores. Dizem ser necessário ter calma porque ainda há tempo para negociar. A eleição pode acontecer de 1º de dezembro a 1º de fevereiro. O STF tem até dia 18 para julgar a anulação da eleição antecipada.
Policiais antirracistas
A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência do Estado, Joana Figueiredo, anunciou ações de formação antirracista com todos os policiais. “Entendemos a profundidade do racismo estrutural e institucional. Precisamos começar dentro de casa. Não adianta olhar pra fora se a gente não olha pra dentro.”
Municipalistas
A Amupe realiza segunda e terça o seminário Novos Gestores. A ideia é trocar experiências e discutir soluções para as cidades. A governadora Raquel Lyra participa da abertura, no Hotel Canários de Gravatá. O prefeito João Campos não vai. Terá agenda em Nova York.
Empreendedorismo
O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, articulou com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e o deputado federal Carlos Veras a instalação de agências do Creadiamigo e do Agroamigo no município sertanejo. Serviços começam em janeiro.