Logo Folha de Pernambuco

Em campanha pela reeleição, Marcelo Gouveia defende uma Amupe sem rachas e sem radicalismos

Nas articulações, prefeito de Paudalho busca um vice com experiência no Executivo

Presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos) - Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

Flexível, conciliador, habilidoso. Estes traços, apontados por quem conhece o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Marcelo Gouveia (Podemos), pavimentam seu caminho à reeleição, prevista para o fim de fevereiro de 2025.

Guiado pelo espírito municipalista do ex-deputado José Patriota, falecido em setembro e que presidiu a Amupe por dez anos, Gouveia briga por recursos e orienta gestores. Dois mandatos como prefeito de Paudalho garantem alguma bagagem. Ontem e anteontem, o seminário em Gravatá mostrou também o perfil agregador.

Reuniu 175 prefeitos eleitos ou reeleitos, em busca de respostas e novas formas de captar recursos. Descobriram alternativas além das emendas parlamentares, como empréstimos junto à Caixa Econômica e com quitação em até 20 anos. Para tal, é preciso projeto robusto. Pensa em um núcleo de engenharia, reunindo profissionais com ideias a serem tiradas do papel.

Antes disso, já caiu em campo. As articulações sinalizam tentativa de chapa única, diferentemente do que foi sua eleição, quando Patriota sugeriu gestão compartilhada entre  ele e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT).

Também herdou de Patriota a possibilidade de disputar como ex-prefeito. Não quer excluir ninguém, mas busca um vice com experiência no Executivo.

Já tem o aval da governadora Raquel Lyra (PSDB) e vai conversar com o prefeito do Recife, João Campos. “Não posso rachar a Amupe. Ao contrário. Quero unificar, dar espaço ao PSB na diretoria. Sem radicalismos. Nem da situação, nem da oposição”, sustenta.

Riquezas de Petrolina
Os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro; do Trabalho, Luiz Marinho; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, estarão hoje em Petrolina. A convite do presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas, Guilherme Coelho, eles assinam o Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural. Em seguida visitam um sindicato rural e uma fazenda.

Estranho
Em segunda votação, a Alepe aprovou o projeto que prevê entrega gratuita de remédios à base de canabidiol. O autor da proposta, Luciano Duque, e o coautor, João Paulo Lima, celebraram. Separadamente. Agora torcem pela sanção da governadora Raquel Lyra.

Definhou
Com apoio da maior parte do PSB e do PT na Alepe, o bloco que se formou para tentar impedir a reeleição do primeiro secretário Gustavo Gouveia já nem faz mais contas. A nova eleição pode ser de 1º de dezembro a 1º de fevereiro.

Quase pernambucana
Quando esteve no REC'n'Play, semana passada, a atriz Regina Casé recebeu do prefeito João Campos a promessa de que seria cidadã recifense. Aliados na Alepe se anteciparam. O deputado Waldemar Borges propôs o título de Cidadã Pernambucana. A CCLJ aprovou.

Veja também

Newsletter