Logo Folha de Pernambuco

Em defesa de crianças e adolescentes para uma sociedade mais justa e democrática

Votação para conselheiros tutelares acontece neste domingo (1º) - Foto: Comdica Recife

Pela primeira vez, a eleição para conselheiros tutelares, que acontece amanhã em todo o País, será realizada com urnas eletrônicas em municípios com mais de 30 mil eleitores. Em Pernambuco, o Tribunal Regional Eleitoral vai emprestar 2.459 urnas eletrônicas para 32 cidades.

No Recife, maior colégio eleitoral do Estado, são 88 candidatos distribuídos nas seis Regiões Político-administrativas (RPAs). Eles têm mandato de quatro anos e recebem, mensalmente, salário mínimo, pago pelas prefeituras. O voto é facultativo, mas fundamental para a defesa e proteção de crianças e adolescentes.

O que não é novo no contexto é transformar o processo em campanha político-eleitoral de grupos polarizados, com pautas voltadas para costumes e comportamentos, tendo interferência partidária e religiosa.

"O Estatuto da Criança e Adolescente veio no intuito de resguardar, proteger e garantir os direitos desse público. Isso fez com que aos poucos fossem criados os conselhos tutelares. É preciso agora participação mais ativa da sociedade para se entender a responsabilidade dos conselheiros", alerta o cientista político Hely Ferreira. "Se esquivar neste momento é deixar que alguém decida por você e às vezes escolha o pior”, declara.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) Recife, Wellington Pastor, aproveita para reforçar a necessidade dos conselhos. “O equipamento é a porta de entrada para denúncia de todas as questões de violência e violações de direitos humanos”, atesta.

Pelas redes sociais, o secretário-executivo de Direitos Humanos do Estado, Jayme Asfora, convocou os eleitores a participarem do pleito. “O futuro do nosso país, do nosso estado, da nossa cidade está nas crianças e adolescentes. Quanto mais bem cuidados, quanto mais protegidos, quanto mais os seus direitos forem respeitados, mais teremos um país avançado na democracia", ressalta.

A eleição acontece das 8h às 17h e você pode saber onde votar no site do conselho tutelar da sua cidade.  Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município.

 

Nova previsão para o Juntos pela Segurança
A governadora Raquel Lyra avisou ontem que precisará de mais 30 dias para apresentar o Juntos pela Segurança. O programa, que tinha previsão de ser divulgado em detalhes no último dia 28, carece, segundo ela, de mais discussões e ajustes exigidos pelo Sistema Nacional de Segurança Pública. "Vai ter um pouquinho de atraso, mas nada melhor do que a gente estar em sintonia com as demandas da secretaria nacional. Mas ele já está sendo feito, com novos investimentos e a garantia de recursos", ressaltou.

PLANOS > Cacau e Andréa de Paula, filhas do ministro da Pesca, André de Paula, participaram da filiação do prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento, ao PSD. Andréa, coordenadora do PSD Mulher Pernambuco e secretária no município, deu as boas-vindas e fez elogios uo gestor. Será candidata a vereadora na Marim dos Caetés.

CÂMARA > O vereador do Recife Samuel Salazar (MDB) conversa com o presidente estadual do partido, Raul Henry, para que a legenda tenha vereadores competitivos em 2024. Quer o MDB apoiando o prefeito João Campos, mesmo sabendo que o senador Fernando Dueire e o deputado Jarbas Filho estão mais próximos à governadora Raquel Lyra.

Veja também

Brasil precisa constitucionalizar o Susp, diz Lewandowski
SEGURANÇA PÚBLICA

Brasil precisa constitucionalizar o Susp, diz Lewandowski

Senac Recife oferece curso Hambúrguer Gourmet: Origem e Evolução; saiba como se inscrever
HAMBÚRGUER

Senac Recife oferece curso Hambúrguer Gourmet: Origem e Evolução; saiba como se inscrever

Newsletter