Em Olinda, liderança apertada e segunda colocação indefinida apontam que cada eleitor vale ouro
Pesquisa Folha/IPESPE mostra Mirella Almeida na frente e empate técnico entre três postulantes
Olinda, município do Grande Recife, terá segundo turno. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco. O levantamento revela estar indefinido quem vai continuar em campanha depois do dia 6 de outubro, quando as urnas forem abertas.
Os dados sinalizam liderança apertada da ex-secretária municipal Mirella Almeida (PSD), candidata indicada pelo prefeito Lupércio Nascimento (PSD) para sucedê-lo. Ela aparece com 23% da intenção de votos na pesquisa estimulada.
É uma interrogação saber hoje quem seria seu principal adversário, uma vez que os candidatos Izabel Urquiza (PL), Vinicius Castello (PT), e Antônio Campos (PRTB) registram, respectivamente, 15%, 14% e 12% da preferência do eleitorado. Como o IPESPE estabelece uma margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, os três aparecem tecnicamente empatados.
A situação da candidata do PL é um pouco mais delicada porque pesa sobre ela o mais alto índice de rejeição (51%), o mesmo do vice-prefeito, Márcio Botelho (PP), que tem 3% da intenção de voto. A menor rejeição é do vereador Vinícius Castello (35%), comparada apenas à de Mirella Almeida (39%). A rejeição a Antônio Campos chega a 42%, pontuação igual à do candidato do PCO, Clécio Basílio, escolhido por 2% dos entrevistados.
O grande desafio dos candidatos mais bem pontuados em Olinda é, em menos de 30 dias, conquistar os 17% que responderam não votar em ninguém ou indicaram voto branco ou nulo. Outros 14% afirmaram ainda não saber ou preferiram não responder.
O IPESPE ouviu 500 eleitores, presencialmente, dos dias 5 a 7 de setembro. A cidade possui o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, perdendo apenas para o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Olinda tem 300.304 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).
Folha/IPESPE em Jaboatão
Na pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE, divulgada ontem, a saúde é que mais precisa de atenção em Jaboatão dos Guararapes, segundo os entrevistados. 37% citaram o setor como prioritário para a próxima gestão. Em seguida aparecem educação e creche (19%); calçamento e recapeamento de ruas (14%); guarda municipal e segurança (6%); emprego e renda (5%). O instituto ouviu 600 eleitores de 3 a 5 de setembro.
Paulista na sabatina
O candidato à Prefeitura de Paulista José Inácio Cassiano de Souza, o Souza Vigilante (PMN), disse ter recebido propostas para ficar fora do pleito deste ano. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, afirmou que todos os postulantes negociaram entre si antes de oficializar as candidaturas. “Quem negar está mentindo.” Ex-vereador por dois mandatos, evitou dizer qual adversário preferiria enfrentar em um possível segundo turno. Paulista tem sete candidatos majoritários.