Logo Folha de Pernambuco

Em Olinda, liderança apertada e segunda colocação indefinida apontam que cada eleitor vale ouro

Pesquisa Folha/IPESPE mostra Mirella Almeida na frente e empate técnico entre três postulantes

Mirella Almeida, ex-secretária municipal e candidata à sucessão do prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Olinda, município do Grande Recife, terá segundo turno. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais,  Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco. O levantamento revela estar indefinido quem vai continuar em campanha depois do dia 6 de outubro, quando as urnas forem abertas.

Os dados sinalizam liderança apertada da ex-secretária municipal Mirella Almeida (PSD), candidata indicada pelo prefeito Lupércio Nascimento (PSD) para sucedê-lo. Ela aparece com 23% da intenção de votos na pesquisa estimulada.

É uma interrogação saber hoje quem seria seu principal adversário, uma vez que os candidatos Izabel Urquiza (PL),  Vinicius Castello (PT), e Antônio Campos (PRTB) registram, respectivamente, 15%, 14% e 12% da preferência do eleitorado. Como o IPESPE estabelece uma margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, os três aparecem tecnicamente empatados.

A situação da candidata do PL é um pouco mais delicada porque pesa sobre ela o mais alto índice de rejeição (51%), o mesmo do vice-prefeito, Márcio Botelho (PP), que tem 3% da intenção de voto. A menor rejeição é do vereador Vinícius Castello (35%), comparada apenas à de Mirella Almeida (39%). A rejeição a Antônio Campos chega a 42%, pontuação igual à do candidato do PCO, Clécio Basílio, escolhido por 2% dos entrevistados.

O grande desafio dos candidatos mais bem pontuados em Olinda é, em menos de 30 dias, conquistar os 17% que responderam não votar em ninguém ou indicaram voto branco ou nulo. Outros 14% afirmaram ainda não saber ou preferiram não responder.

O IPESPE ouviu 500 eleitores, presencialmente, dos dias 5 a 7 de setembro. A cidade possui o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, perdendo apenas para o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Olinda tem 300.304 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Folha/IPESPE em Jaboatão
Na pesquisa Folha de Pernambuco/IPESPE, divulgada ontem, a saúde é que mais precisa de atenção em Jaboatão dos Guararapes, segundo os entrevistados. 37% citaram o setor como prioritário para a próxima gestão. Em seguida aparecem  educação e creche (19%);  calçamento e recapeamento de ruas (14%); guarda municipal e segurança (6%); emprego e renda (5%). O instituto ouviu 600 eleitores de 3 a 5 de setembro.

Paulista na sabatina
O candidato à Prefeitura de Paulista José Inácio Cassiano de Souza, o Souza Vigilante (PMN), disse ter recebido propostas para ficar fora do pleito deste ano. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, afirmou que todos os postulantes negociaram entre si antes de oficializar as candidaturas. “Quem negar está mentindo.” Ex-vereador por dois mandatos, evitou dizer qual adversário preferiria enfrentar em um possível segundo turno. Paulista tem sete candidatos majoritários.

Veja também

Atacarejos são ajudados pela inflação alimentar, mas competição barra crescimento
INFLAÇÃO

Atacarejos são ajudados pela inflação alimentar, mas competição barra crescimento

Rússia intensifica o cerco aos últimos civiles no leste da Ucrânia
guerra

Rússia intensifica o cerco aos últimos civiles no leste da Ucrânia

Newsletter