Emendas serão rastreadas e detalhadas pelo Governo de Pernambuco
Governadora e secretário garantem esclarecer os deputados. Mas não deram prazo para pagamento
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, interromperam os dias de recesso para participar ontem da posse do ex-procurador-geral Marcos Carvalho como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Foi também uma oportunidade de se posicionarem sobre a pressão que os deputados estaduais têm feito pelo pagamento das emendas impositivas. Não poderiam deixá-los sem resposta. Mesmo que muitos continuem duvidando, há uma parcela que aposta na liberação de recursos para contemplar instituições e entidades, especialmente as ligadas à área de saúde.
A governadora e o secretário estavam em sintonia. Publicamente disseram ter recebido com tranquilidade o pedido de informações dos deputados. São 30 dias para resposta, prazo definido regimentalmente. Governadora e secretário garantiram levantar caso a caso para explicar o que aconteceu que não conseguiram pagar até 30 de dezembro, como haviam prometido.
O assunto é delicado, mas não dava para silenciar. Os deputados também requisitaram ao Tribunal de Contas do Estado que acompanhe a situação. O pagamento das emendas impositvas está previsto na Constituição. Não dá para fazer vistas grossas.
“É relevante frisar que isso abrange parlamentares da oposição e da situação”, enfatizou a governadora. Raquel Lyra e Túlio Vilaça voltam ao recesso hoje. O secretário, que estaria de folga até o dia 19, retoma os trabalhos na próxima segunda. A governadora deve voltar às atividades no domingo, 19
Convocação extraordinária
ACâmara do Recife será novamente convocada em caráter extraordinário. Vai aprecisar e votar a reestruturação das secretarias feita pelo prefeito João Campos. Para isso, vota e instala hoje as comissões de Legislação e Justiça e a de Finanças e Orçamento. A indicação é que o vereador Rinaldo Júnior (PSB) presida a CLJ e Samuel Salazar (MDB), a de Finanças.
Simbolismo
A posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça Marcos Carvalho, no dia que marcou os dois anos dos atos golpistas, serviu para reforçar a defesa da democracia e a força das instituições. “Como magistrado, renovo meu compromisso com a democracia e com a independência e harmonia dos Poderes e instituições.”
Força política
O convite do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e do vice, Victor Marques (PCdoB), ao ex-vereador de Olinda Vinicius Castello, sem o crivo do PT, não significa estar maior que a legenda. “De forma alguma. Sou muito grato ao partido”, disse Castello à Rádio Folha, negando também estar mais perto do PSB.
Investigação
Denúncias de atraso no pagamento de servidores e fornecedores em Paulista mobilizaram o ex-candidato a prefeito e deputado estadual Júnior Matuto. Hoje ele aciona o TCE-PE. Quer auditoria do último ano de gestão do prefeito Yves Ribeiro (sem partido).