Logo Folha de Pernambuco

Encontro entre o presidente Lula e Vinicius Castello deve aquecer segundo turno em Olinda

Candidato petista vai apelar para que Lula participe de ato de campanha na Marim dos Caetés

Vinicius Castello, candidato à Prefeitura de Olinda - Charles Johnson/Frente Popular de Olinda

O calendário eleitoral autorizava a campanha para o segundo turno das municipais desde a noite da última segunda-feira. Mas o ritmo ainda está lento e a temperatura, amena. Estavam.  A candidatura de Vinicius Castello (PT) e Celso Muniz (PCdoB) à Prefeitura de Olinda começou a acelerar e esquentar o processo.

Um dia após receber apoio de Antônio Campos (PRD) e Márcio Botelho (PP), ex-adversários no primeiro turno, e de ex-integrantes do PDT, o petista embarcou rumo a Brasília. Hoje se encontra com o presidente Lula e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão.

"Tem muita gente propagando fake news, desesperada.  A gente está fazendo política porque é o futuro do povo de Olinda que está em jogo. A gente vai mudar Olinda com um time que tem respeito pelas pessoas", avisou, a caminho da capital federal. Vinicius Castello já encontrou a ministra  da Igualdade Racial, Anielle Franco.

O principal objetivo de hoje é apelar para o presidente Lula participar de algum ato de campanha em Olinda. A estratégia é empolgar a militância e reforçar a disputa contra a candidata do prefeito Lupércio Nascimento, Mirella Almeida (PSD), que tem apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O candidato vai aproveitar para garantir fotos e vídeos com o líder petista. O guia eleitoral começa amanhã e Vinicius Castello abre a programação porque conquistou a maior votação no 1º turno (80.422 votos ou 38,75% dos votos válidos).

Serão dez minutos, em dois blocos de 5 minutos, de segunda a sábado, e 70 minutos de inserções também aos domingos. O mesmo tempo será destinado à oponente.

Desempenho liberal
Com um olhar crítico e equilibrado sobre o desempenho do PL em Pernambuco, o deputado estadual Renato Antunes disse à Rádio Folha que os integrantes precisam avaliar as falhas, admitir os erros e corrigi-los. A legenda fez apenas dois prefeitos no Estado - Mano Medeiros, em Jaboatão, e Mary Gouveia, em Escada. E reforçou a presença na Câmara do Recife, com quatro vereadores. O deputado defende que façam oposição consciente e responsável.

Articulação
A governadora Raquel Lyra está telefonando para cada um dos 184 prefeitos eleitos. Aposta na presença da maioria no encontro do dia 22 de novembro, inclusive na do prefeito do Recife, João Campos (PSB), provável candidato ao Governo em 2026.

Opinião
O secretário de Governo do Recife, Aldemar dos Santos, o Dena, defende que o prefeito João Campos vá à reunião. Para ele, será uma forma de manter em alta as relações institucionais.

Curral
O deputado Antônio Moraes declarou na tribuna pensar que curral eleitoral só existisse no interior. Observou que há também no Recife. "No bairro de Casa Amarela é de Francismar (Pontes)", brincou. O parlamentar reelegeu o filho vereador.

Veja também

Newsletter