Logo Folha de Pernambuco

Eugênia Lima fecha ciclo no PSOL e defende unidade antes da escolha do nome na federação

Ex-candidata ao Senado e à Câmara de Olinda está a caminho do PT. Falta apenas a data da filiação

Eugênia Lima, ex-candidata ao Senado e àCâmara de Olinda, ex-presidente do PSOL está a caminho do PT - Foto: Clarice Melo//Folha de Pernambuco

Nos últimos oito anos, quatro disputas. Duas para a Câmara de Vereadores de Olinda (2016 e 2020) e outras duas para o Senado Federal (2018 e 2022). Aos 40 anos de idade, ela fecha um ciclo como integrante do Partido Socialismo e Liberdade.

Cortejada por legendas como PT e PCdoB, Eugênia Lima deixa a presidência do PSOL na Marim dos Caetés e já está de mãos dadas com o Partido dos Trabalhadores. Falta apenas a data da filiação. Seu nome foi aprovado por unanimidade no diretório municipal  

"Inicialmente a gente está indo para disputar uma vaga na Casa Bernardo Vieira de Melo, para resgatar as alianças e qualificar a Câmara. Há poucos vereadores que fazem o debate consistente, fiscalizam o prefeito e propõem políticas para a cidade", sublinhou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.  

A então candidata, em 2020,  teve 2.876 votos, suficientes para ocupar a vereância, mas não atingiu o coeficiente eleitoral. Agora tem disposição para brigar pela majoritária, encabeçando a chapa ou na condição de vice. Embora reconheça o espaço natural do PCdoB, que conquistou maioria no último pleito, Eugênia Lima registra que as negociações não acabaram.

Também em entrevista à Rádio Folha, na semana passada, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ex-prefeita da cidade, defendeu que a candidatura seja indicada pelo PCdoB.

"A votação em 2020 justifica a fala da ministra, mas muita coisa pode acontecer. Não há nada definido." Antes de decidir a quem caberá a majoritária, ela defende a unidade entre os partidos que integram a Federação PT-PV-PCdoB e outras legendas.

"A gente precisa fortalecer essa frente de esquerda  Romper esses oito anos de uma gestão sem planejamento, sem eficiência e com serviços precários na saúde, na educação, na cultura, no turismo", listou. 

 

Olhar amplo sobre a segurança pública
Segurança pública será um dos focos da gestão do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado,  Valdecir Pascoal. Ele enxerga a abrangência nacional do problema e não vê outra forma de tentar resolvê-lo que não seja a união de poderes, instituições e sociedade. "O TCE vai ajudar a melhorar os indicadores em Pernambuco. Segurança exige política pública transversal", reconhece o potiguar de 55 anos, da cidade de Luís Gomes (RN). A posse festiva será na segunda (8), às 17h, na Esmape.

PESCARIA > O prefeito de Paulista,  Yves Ribeiro (PT), candidato à reeleição, disse que até março sua campanha será,exclusivamente, cuidar da cidade.  Entre os dias 12 e 20 estará em Brasília para encontros em ministérios. Vai apresentar projetos e buscar verbas. “Sou pescador. Vou atrás de peixe.”

ESQUECIDOS > No balanço do 1º ano do Governo Raquel Lyra, o deputado Sileno Guedes (PSB) disse ter sentido falta de verba para três importantes programas da gestão anterior. O Mãe Coruja, o CNH Popular e o Olhar para Diferenças não foram contemplados no orçamento 2024.

LUTO > Hoje à noite haverá duas missas, ambas às 19h. A de 7º dia de Waldemar Borges Filho, Deminha, será na igreja das Fronteiras, no Derby. E a do ex-secretário Paulo Dantas, no Salesiano, na Boa Vista.

Veja também

Tiê diz que não teria liberado regravação de "A Noite" para Gusttavo Lima
Gusttavo Lima

Tiê diz que não teria liberado regravação de "A Noite" para Gusttavo Lima

ONU alerta sobre aumento de ataques cibernéticos contra hospitais
RISCO

ONU alerta sobre aumento de ataques cibernéticos contra hospitais

Newsletter