Federação da Esperança traça estratégias para ampliar presença na Câmara do Recife em 2024
PT, PCdoB e PV querem sair de seis para oito cadeiras. O vereador Marco Aurélio Filho reforça a bancada na condição de integrante do PV
Para a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) no Recife as eleições de 2024 não ficarão para 2024, como muitos preferem anunciar. Há algumas semanas os partidos conversam internamente e ontem se reuniram para formalizar estratégias.
Sabem que o processo não é simples, nenhuma campanha é fácil, mas apostam em ampliar a representação na Câmara de Vereadores. Querem sair das atuais seis cadeiras para oito. Para eleger mais dois, estimam, a federação precisaria conseguir um total aproximado de cem mil votos.
A bancada eleita em 2020, quando a federação ainda não existia, conseguiu 36.103 votos e está representada por três vereadores petistas:Jairo Brito, Liana Cirne e Osmar Ricardo; dois do PCdoB: Almir Fernando e Cida Pedrosa, e, embora ainda não seja oficial, já contabiliza o reforço do vereador Marco Aurélio Filho.
Eleito pelo PRTB, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara e autor da lei que transformou o brega em patrimônio imaterial do Recife, está a caminho do Partido Verde. Há meses conversa com o presidente da sigla no Estado, o deputado federal Clodoaldo Magalhães.
Deve filiar-se à legenda ainda este ano, antes mesmo da janela partidária para as eleições de 2024, que terá início no dia 6 de março, seis meses antes do pleito, e dura 30 dias. "Sim, o PV é o partido que está mais afinado com nossa proposta de trabalho. Temos linhas muito semelhantes", afirmou o parlamentar que já tem o aval do PRTB para ganhar o mundo.
Marco Aurélio Filho, inclusive, assinou a nota, divulgada ontem pela federação do Recife, como representante do Partido Verde na capital, junto ao presidente do PT, Cirilo Mota, e do PCdoB, George Braga.
O compromisso desse bloco, dizem, é ampliar o debate eleitoral para a reconstrução do país e para não deixar o discurso bolsonarista avançar.. A federação também está comprometida com a reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Ainda participaram do encontro de ontem os integrantes do PT e do grupo de trabalho eleitoral (GTE) Igor Prazeres e Felipe Cury, secretário-executivo de Habitação da capital.
Presidência de pés no chão
Eleito por aclamação presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, de 2024 a 2026, o desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto mandou um recado aos municípios que cobram mais estrutura Judiciária. "Nós não temos condições de aumentar nada. O que nós vamos fazer é racionalizar tudo". Registrou que até hoje não se sabe o tempo que um processo pode levar. E garantiu que o tribunal dará respostas mais rápidas à sociedade.
PROVA A presidente do PL Mulher em Pernambuco, Izabel Urquiza, aproveitou o tema da redação do Enem - "Desafios para o enfrentamos da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" - e alertou para a necessidade de políticas públicas às mulheres. Evitar sobrecarga e permitir inserção igualitária no mercado de trabalho.
ACELERADO Assessores já estão se preparando. O prefeito do Recife, João Campos, volta hoje ao batente após uma semana de férias. Se o ritmo já estava apressado antes, imaginam como será agora com as "baterias recarregadas".
SOLENE Delegada da Polícia Civil, a curitibana Beatriz Lei recebe hoje o título de Cidadã Pernambucana. A indicação é do deputado estadual Fabrizio Ferraz (PSB). Às 17h, no auditório Ênio Guerra, na Alepe.