Logo Folha de Pernambuco

Federação PSOL-Rede larga na Frente e marca convenção no Recife para 20 de julho

Dani Portela será oficializada como candidata a prefeita, no primeiro dia de convenções

Deputada estadual Dani Portela, pré-candidata da Federação PSOL-Rede à Prefeitura do Recife - Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

A Federação PSOL-Rede foi a primeira no Recife a definir a data da convenção para oficializar a disputa pela prefeitura da capital. E marcou logo para o primeiro dia possível: 20 de julho. Também sacramentou o nome da deputada estadual Dani Portela (PSOL) como cabeça da chapa 

Se depender do colegiado, o nome do deputado federal Túlio Gadêlha fica descartado para a disputa O parlamentar tenta articular uma composição com a federação nacional.

No documento aprovado em reunião segunda-feira (17), a federação sinaliza que não dará sossego à atual gestão. E já critica a composição do palanque adversário, observando "velhas práticas" e a adesão  de siglas como União Brasil, atuando mais à direita.

O que a federação ainda discute é quem ocupará a vaga de vice. A ex-candidata a vice-governadora em 2022 pelo PSOL, Alice Gabino, já teve o nome aceito, mas ainda não aprovado.

Enquanto isso, Dani Portela está nas ruas. Ontem ouviu moradores de Brasília Teimosa, na Zona Sul. Hoje o encontro vai discutir políticas para a juventude. Na Casa Marielle Franco, no Derby, às 18h30. 

"Pensamos o Recife coletivamente. Ouvindo os problemas reais de quem constrói a nossa cidade. Os problemas que o filtro do instagram não dá conta de esconder. No dia 20 de julho será um momento de celebração, onde iremos apresentar nosso projeto de cidade construído a muitas mãos e com a cara da gente", destacou Dani Portela. 

A candidatura será oficializada na Casa Marielle, a partir das 14h.  O período das convenções se estende até 5 de agosto. Procurada, a assessoria do deputado Túlio Gadêlha não respondeu.

Um aceno necessário 
A insatisfação de alguns deputados com o não pagamento de emendas e com a distribuição desigual para os municípios deve dificultar a aprovação de propostas do Governo do Estado. A prospecção foi feita pelo deputado Antônio Moraes (PP), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Ele avalia que o Executivo precisa liberar recursos até o dia 5 de julho, prazo final antes das eleições. Mais três projetos devem ser publicados hoje no Diário Oficial 

Reclamação
Duas quadrilhas, uma ciranda e um grupo de coco foram os pedidos da prefeita de Surubim, Ana Célia Farias (PSB), ao Governo do Estado para as festas juninas. Não recebeu nenhum tostão. O apoio chegou do Banco do Nordeste (R$ 150 mil) e do Governo Federal (R$ 350 mil).

Escolha
Pré-candidato a prefeito de Surubim, o deputado Cléber Chaparral tem uma lista com sete nomes para a vice: os ex- prefeitos Túlio Vieira e Murilo Barbosa; o ex- vereador Fred Lafayete; os empresários Júnior Veículo e  Emanuel Batista e as mulheres Ana Paula Lopes e Joana Leal.

Segurança
Armar ou não a Guarda Municipal é o tema da audiência pública de hoje, na Câmara do Recife. A proposta é dos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Doduel Varela (PSD). A partir das 10h.

Veja também

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França
ROUBO

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Newsletter