Logo Folha de Pernambuco

Fim das faixas salariais na Polícia Militar é injeção de ânimo para a tropa

Anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra e processo começa em junho

Policiais militares - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Está longe de ser apenas isso. Mas agora a governadora Raquel Lyra (PSDB) já pode começar a falar sobre o Juntos pela Segurança com a Polícia Militar.  Anunciou ontem um cronograma para iniciar a extinção das faixas salariais entre policiais militares e bombeiros, criadas em 2017, no Governo Paulo Câmara.

A reestruturação na remuneração e na carreira dos militares está prevista para começar em junho, com o fim da faixa "A"; em junho de 2025, o fim da faixa "B", e o desfecho, em junho de 2026, com a eliminação de todas as faixas.

A mudança era esperada desde o início do Governo. No dia da apresentação do plano, em julho do ano passado, a tropa saiu da Arena de Pernambuco acabrunhada após receber a mesma promessa de campanha, já sem acreditar no discurso da gestora, que reforçou a disposição de cumprir a proposta, mas disse que não estabeleceria prazos sem a garantia de que isso pudesse acontecer.

Na Assembleia Legislativa ou diretamente ao Governo, deputados ligados à segurança, como Alberto Feitosa, Fabrizio Ferraz e Joel da Harpa, fizeram críticas e cobraram agilidade. As faixas permitem que militares, exercendo a mesma função, tenham salários diferenciados. O projeto de lei do Executivo precisa ser apreciado pelos parlamentares.

"Estamos finalizando para o envio do projeto, que será analisado pelas deputadas e deputados. É mais um passo decisivo para atendermos a uma demanda histórica de quem faz nossas forças de segurança, reforçando o Juntos pela Segurança, uma prioridade”, enfatizou Raquel Lyra.

A governadora coordenou este ano três reuniões para discutir medidas capazes de reduzir a criminalidade. Na última, juntou representantes de todos os Poderes.

FOLHA POLÍTICA ESPECIAL
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a entrevistada de hoje do Folha Política Especial, da Rádio Folha 96,7 FM, das 12h às 12h30. Ela está no Recife para lançar a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) à Prefeitura do Recife. O evento acontece em meio a um impasse com o PSOL, que compõe federação com o Rede, e defende a deputada Dani Portela como candidata.  Será no Moinho Recife Business, Bairro do Recife, a partir das 9h.

JOGO DUPLO
Em Paulista, o grupo liderado pelo secretário de Turismo, Daniel Coelho, tem laços com o PSB. Lá, o aliado da governadora Raquel Lyra trabalha pela eleição de Júnior Matuto (PSB). No seu gabinete, Daniel Coelho  tem dois ex-secretários do peessebista: Guga Cabral e Jorge Rocha, além de outros líderes ligados ao ex-prefeito.

RAIO DE AÇÃO
Depois de comandar o Encontro Regional do Solidariedade, em Alagoas, a vice-presidente nacional da legenda, Marília Arraes, se reuniu com o governador Paulo Dantas (MDB), no Palácio República dos Palmares. Em pauta, o fortalecimento dos partidos, a luta pela democracia e a troca de experiências.

Veja também

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha
CULTURA

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal
MUNDO

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal

Newsletter