Logo Folha de Pernambuco

Frente parlamentar da Alepe quer reforço na luta para facilitar acesso à cannabis medicinal

Deputados João Paulo e Luciano Duque articulam apoio da bancada federal de Pernambuco e da Frente Nacional de Prefeitos

Deputados João Paulo Lima e Silva (PT) e Luciano Duque (Solidariedade) durante reunião da frente parlamentar em defesa da cannabis medicinal - Foto: Nando Chiappetta / Alepe

Representantes da bancada federal de Pernambuco e da Frente Nacional de Prefeitos serão convidados a reforçar as discussões em defesa dos projetos que instituem a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos e derivados de Canabidiol para tratamento medicinal e nas unidades de saúde conveniadas ao SUS.

A proposta é dos deputados João Paulo Lima e Silva (PT) e Luciano Duque (Solidariedade). Ambos têm projetos semelhantes e buscam uma forma de destravá-los. A Casa não pode legislar sobre matérias que gerem despesas para o Executivo.

Coordenador da frente parlamentar que analisa o assunto, o deputado petista já fez novo pedido de informações ao Estado. Quer saber quanto o Executivo já gastou com ordens judiciais determinando o acesso aos medicamentos. Os dados devem ser liberados em breve.

Mas já se sabe, por exemplo, que em 2014 houve uma ação judicial. Em 2021 foram 29; um ano depois, 40 e em 2023 chegou a 106. Saber o montante de recursos será fundamental para que os projetos sejam aprovados na Comissão de Finanças da Assembleia e ganhem robustez para continuar tramitando.

Ontem a frente se reuniu. Integrantes de associações de pacientes que atuam no Estado reclamam do preconceito e da falta de conhecimento até por alguns médicos. Cobram respeito e segurança jurídica. Só a Aliança Medicinal atende hoje seis mil famílias.

Também participaram do encontro, entre outras entidades, OAB-PE, Defensoria Pública e Centro de Prevenção às Dependências.

Uma ajudinha de Trump
O candidato do PL à Prefeitura do Recife, Gilson Machado, afirmou que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump prometeu ajudá-lo no que for possível, caso ambos se elejam. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o liberal apontou a boa relação com Trump. "Fiquei hospedado na casa dele, a convite dele. E ele me disse ‘eu vou ajudar com o que eu puder na sua gestão, porque vou ser o próximo presidente dos EUA’”. O republicano tenta voltar à Casa Branca nas eleições de novembro.

Sem racha
Gilson Machado negou que o PL no Recife esteja dividido em torno de sua candidatura e que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha precisado intervir. “O presidente Bolsonaro determinou a união de todos para colocar em evidência o nome dele. Somos gratos e fiéis a ele.”

Permanente
O candidato a prefeito pelo Partido da Causa Operária (PCO), Victor Assis, último dos entrevistados entre os postulantes na capital, reconhece ser difícil eleger-se. “É muito complicado nas atuais condições, em que há uma ditadura contra os partidos pequenos participarem das eleições”, disse, durante sabatina da Rádio Folha FM 96,7. O candidato registrou que o PCO tem como objetivo defender as grandes causas da classe trabalhadora. “Quem tiver o mesmo interesse saiba que vamos estar juntos a todo momento.”

 

 

Veja também

Newsletter