Logo Folha de Pernambuco

Gleisi Hoffmann faz anúncios importantes no PT, mas sem a força que merecem. Veja quais

Partido aproveita presença da presidente nacional no Recife para oficializar decisões na capital e em Olinda

Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

Duas importantes decisões dentro do Partido dos Trabalhadores acabaram perdendo a força do anúncio diante do engessamento dos líderes locais e até da presidente nacional, Gleisi Hoffmann, de se pronunciarem sobre a vaga para a vice à reeleição no Recife. A negociação é exclusiva entre o prefeito João Campos (PSB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A primeira decisão foi ter um nome de consenso para indicar como vice ao PSB. Até chegar ao do assessor da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales, na quinta-feira, o PT enfrentou muito desgaste. Desnecessário, para muitos petistas. Além disso, chega em uma hora na qual quase ninguém acredita mais que o partido terá o espaço almejado 

"A gente gostaria que as decisões fossem mais rápidas, mas quanto mais a gente amadurece, mais forte as decisões são", declarou Gleisi Hoffmann, nova cidadã do Recife. Mas admitiu que o prefeito não poderia ter escolhido se nem o PT havia decidido.

"Temos até as convenções para isso", afirmou, recorrendo a argumento que João Campos usou, em março, para avisar aos petistas que não tinha pressa.

A outra decisão foi a de Vinicius Castello como pré-candidato à Prefeitura de Olinda. Com os questionamentos voltados para o Recife, a apresentação não teve a mesma empolgação que ele revela.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB), partido que há décadas disputa a eleição na cidade, e o deputado Pedro Campos (PSB), cuja legenda tinha Gleide Ângelo como opção, destacaram a unidade na Marim dos Caetés; Aos 29 anos e em seu primeiro mandato, a militância diz que o vereador,merece mais. Ainda dá tempo de as forças progressistas mostrarem coesão. 

Exemplos contra fraudes
Após a cassação de três vereadores em Jaboatão e quatro em Olinda, por fraude à cota de gênero, o presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acredita que os partidos estarão mais atentos ao cumprimento da legislação. "Nós temos uma lei que precisa ser respeitada, os partidos devem ter esse cuidado". O vereador lamenta que o parlamentar e o eleitor que o escolheu sejam punidos, mas defendeu agilidade da Justiça para contemplar quem seguiu todas as regras..

Memória
O deputado Waldemar Borges apresentou projeto que inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro do Panteão dos Heróis e Heroínas de Pernambuco - Fernando Santa Cruz. A medida perpetua quem contribuiu com a defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social.

Direitos
Presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho homenageou a OAB-PE. Pontuou a luta da entidade por justiça, igualdade e pelos direitos dos cidadãos.

Sertanejo duas vezes
O mais novo cidadão de Tacaratu, no Sertão, é o deputado Fabrizio Ferraz, natural de Floresta. Proposição dos vereadores Teno Madeira e Caique Teixeira, o título foi entregue na Câmara esta semana.

Veja também

Newsletter