Logo Folha de Pernambuco

Gouveia assume a presidência da Amupe com o dobro do dinheiro em caixa e muitos desafios

Prefeito de Paudalho já tem encontro hoje em Brasília para discutir índice de contribuição das prefeituras ao INSS

Novo presidente da Amupe, Marcelo Gouveia é prefeito de Paudalho e dirige o Podemos em Pernambuco - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O ano é de eleições municipais e de trabalhar para consolidar o Podemos. O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, assume a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco no lugar da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que passa a ser sua vice.

Desafio é conciliar demandas das prefeituras e o fortalecimento do partido que preside no Estado. Na primeira missão como dirigente da Amupe, estará hoje em Brasília. Na pauta com a Confederação Nacional dos Municípios, a desoneração da folha de pagamento.

Querem reduzir de 20% para 8% a contribuição do INSS em cidades com menos de 140 mil habitantes. Se aprovada, a medida representará economia de R$ 11 bilhões para as prefeituras do país. Em Pernambuco contempla 90% dos 184 municípios.

Tido como uma pessoa prática e resolutiva, Marcelo Gouveia conta com o apoio do ex-deputado e ex-presidente do Podemos Ricardo Teobaldo. Ele abrirá os caminhos em Brasília.

"Temos vários parceiros e a contribuição de muitos deputados. A gente trabalha com o coletivo. O leque de alianças é amplo", assegurou Gouveia, que recebe a associação com R$ 2 milhões em caixa, dobro de recursos de 2023. Conquista que a tesoureira da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, atribui à capacidade feminina de cuidar de mil tarefas e à articulação de Márcia Conrado junto à União.

A posse foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra; pelos presidentes do TJPE, Ricardo Paes Barreto; do TCE, Valdecir Pascoal; do procurador-geral do MPPE, Marcos Carvalho; prefeitos e deputados, entre eles José Patriota (PSB), que presidiu a Amupe por dez anos e evitou um racha na associação ao ajudar no consenso. Márcia Conrado e Marcelo Gouveia disputavam a presidência e acordaram gerir a entidade por um ano.

 

MPASSE ENTRE PSOL E REDE
"A grande diferença entre mim e o deputado federal Túlio Gadêlha é que Túlio lá atrás, num movimento solitário, único, individual, decidiu apoiar a governadora Raquel Lyra, contrariando o próprio partido, contrariando a federação", disse a pré-candidata a prefeita do Recife, deputada Dani Portela (PSOL), em entrevista à Rádio Folha FM. Os dois disputam ser o nome da federação PSOL/Rede.

URGÊNCIA
A deputada Débora Almeida (PSDB) será relatora dos projetos do Executivo que extingue as faixas salariais dos PMs e bombeiros; propõe aumento salarial e trata dos aposentados. O projeto do Polo de Confecções terá relatoria de Diogo Moraes (PSB), cuja base eleitoral está no Agreste. Matérias têm dez dias úteis para análise.

ESTRADAS
Na agenda positiva da semana, o deputado Antônio Moraes listou obras no Grande Recife e na Zona da Mata. Garantiu que os prazos do Estado serão cumpridos porque há dinheiro em caixa. "Só se houver problema com a construtora." Próxima semana, balanço será do Agreste e do Sertão.

Veja também

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha
CULTURA

'Retrato de um certo Oriente' conquista prêmio de melhor filme no Festival de Huelva, na Espanha

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal
MUNDO

Rússia recrutou centenas de mercenários do Iêmen para lutar na guerra na Ucrânia, diz jornal

Newsletter