Gouveia assume a presidência da Amupe com o dobro do dinheiro em caixa e muitos desafios
Prefeito de Paudalho já tem encontro hoje em Brasília para discutir índice de contribuição das prefeituras ao INSS
O ano é de eleições municipais e de trabalhar para consolidar o Podemos. O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, assume a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco no lugar da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que passa a ser sua vice.
Desafio é conciliar demandas das prefeituras e o fortalecimento do partido que preside no Estado. Na primeira missão como dirigente da Amupe, estará hoje em Brasília. Na pauta com a Confederação Nacional dos Municípios, a desoneração da folha de pagamento.
Querem reduzir de 20% para 8% a contribuição do INSS em cidades com menos de 140 mil habitantes. Se aprovada, a medida representará economia de R$ 11 bilhões para as prefeituras do país. Em Pernambuco contempla 90% dos 184 municípios.
Tido como uma pessoa prática e resolutiva, Marcelo Gouveia conta com o apoio do ex-deputado e ex-presidente do Podemos Ricardo Teobaldo. Ele abrirá os caminhos em Brasília.
"Temos vários parceiros e a contribuição de muitos deputados. A gente trabalha com o coletivo. O leque de alianças é amplo", assegurou Gouveia, que recebe a associação com R$ 2 milhões em caixa, dobro de recursos de 2023. Conquista que a tesoureira da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, atribui à capacidade feminina de cuidar de mil tarefas e à articulação de Márcia Conrado junto à União.
A posse foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra; pelos presidentes do TJPE, Ricardo Paes Barreto; do TCE, Valdecir Pascoal; do procurador-geral do MPPE, Marcos Carvalho; prefeitos e deputados, entre eles José Patriota (PSB), que presidiu a Amupe por dez anos e evitou um racha na associação ao ajudar no consenso. Márcia Conrado e Marcelo Gouveia disputavam a presidência e acordaram gerir a entidade por um ano.
MPASSE ENTRE PSOL E REDE
"A grande diferença entre mim e o deputado federal Túlio Gadêlha é que Túlio lá atrás, num movimento solitário, único, individual, decidiu apoiar a governadora Raquel Lyra, contrariando o próprio partido, contrariando a federação", disse a pré-candidata a prefeita do Recife, deputada Dani Portela (PSOL), em entrevista à Rádio Folha FM. Os dois disputam ser o nome da federação PSOL/Rede.
URGÊNCIA
A deputada Débora Almeida (PSDB) será relatora dos projetos do Executivo que extingue as faixas salariais dos PMs e bombeiros; propõe aumento salarial e trata dos aposentados. O projeto do Polo de Confecções terá relatoria de Diogo Moraes (PSB), cuja base eleitoral está no Agreste. Matérias têm dez dias úteis para análise.
ESTRADAS
Na agenda positiva da semana, o deputado Antônio Moraes listou obras no Grande Recife e na Zona da Mata. Garantiu que os prazos do Estado serão cumpridos porque há dinheiro em caixa. "Só se houver problema com a construtora." Próxima semana, balanço será do Agreste e do Sertão.