Governadora reúne deputados para não deixar dúvidas sobre PPA e LOA e assegurar a unidade entre Executivo e Legislativo
Raquel Lyra e Priscila Krause conversaram com 37 dos 49 deputados estaduais, em encontro que durou mais de uma hora
Sem brechas para que nenhum deputado estadual reclame da falta de informação sobre o Plano Plurianual (2024-2027) ou sobre a Lei Orçamentária do próximo ano. E um apelo por unidade. Essas foram ideias da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice Priscila Krause (Cidadania) ao reunirem ontem, a bancada da Assembleia Legislativa pela terceira vez desde eleitas, há um ano.
Trinta e sete dos 49 parlamentares marcaram presença. O encontro aconteceu na Secretaria de Planejamento, área central do Recife, e durou cerca de uma hora e meia.
"A gente apresentou de maneira sistemática aquilo que já conseguiu andar, o que está em andamento e o que ainda não conseguimos licitar", explicou a governadora, dizendo ter pontuado onde serão aplicados R$ 4,5 bilhões, obtidos em operações de crédito. "O mais importante é dizer que estamos abertos a sugestões, ao diálogo."
Priscila Krause destacou a estratégia na construção do orçamento. Lembrou que no final de cada eixo - segurança, saúde, educação, para citar alguns - há um resumo das demandas. "Elas foram coletadas no Ouvir para Mudar, a partir da escuta da população, dos prefeitos e dos próprios deputados".
E registrou não lembrar de reunião semelhante em outras gestões. "Nos últimos oito anos, com certeza, não aconteceu."
Primeiro a falar e a sair da reunião por ter outro compromisso, o deputado oposicionista Waldemar Borges (PSB) se disse satisfeito. Observou que, "embora com quase um ano de atraso", a reunião "falou um pouco de futuro".
"Até agora só se falava de passado. E o passado é cheio de verdades para todos os lados. É legítimo uma nova gestão mostrar o que encontrou. Mas ao ficar só nessa tecla perde tempo de construir o futuro".
Acentuou que, antes mesmo da posse, a Casa havia anunciado estar disposta a trabalhar pelo Estado. "Mas de lá para cá aconteceram muitas coisas ao contrário desse caminho". Informou já ter acompanhado reuniões semelhantes em outros governos, “quando nem toda a oposição se dispunha a participar”.
O PPA e a LOA tramitam na Alepe desde 5 de outubro. A previsão é de que sejam votados até o fim deste mês.
Luz vermelha
íder da oposição na Alepe, a deputada Dani Portela (PSOL) que no dia anterior não sabia se a bancada participaria da reunião, disse que dois pontos chamaram a atenção ontem: a informação de que a Reforma Tributária deverá impactar no Nordeste, e a concessão da Compesa, O modelo ainda não está definido, mas é ponto preocupante para quase todos.
SEM MOLEZA > O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), brincou quando Waldemar Borges pediu desculpas para sair mais cedo do encontro de ontem. Disse que o feriadão já estava começando. Presidente da Comissão de Educação, o deputado assegura que hoje abre reunião. Às 9h.
HONRA > O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, e o deputado André Ferreira (PL) estão em Washington (EUA). Recebem hoje da OMS destaque pela campanha de vacinação contra a Convid, cujo mote foi “Todo artista tem que ir aonde povo está".
ESPAÇO > A entrega de 81 ônibus escolares pelo Estado, na sexta, ainda repercute. Na primeira leva, o deputado Jarbas Filho (MDB) contemplou três municípios. Dessa vez, 11 (oito no Sertão).