Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Governo corre o risco de perder as três principais comissões na Alepe

Licença do líder do União Brasil, Romero Albuquerque, trouxe à tona mais uma possível baixa no blocão governista

Líder do União Brasil, Romero Albuquerque está licenciado da Casa. Sua ausência pode alterar composição do bloco governistaLíder do União Brasil, Romero Albuquerque está licenciado da Casa. Sua ausência pode alterar composição do bloco governista - Foto: Roberta Guimarães/Alepe

O União Brasil ameaça deixar o blocão governista que garante ao Palácio do Campo das Princesas a presidência das três principais comissões na Assembleia Legislativa: Constituição, Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; e Administração Pública.

O líder do partido na Casa, deputado Romero Albuquerque, entrou de licença. Na sua ausência, assume o vice-líder, António Coelho, oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB).

Embora, o Governo tenha na legenda a líder Socorro Pimentel, e o deputado Romero Sales a seu favor, o deputado Edson Vieira anda insatisfeito com o Palácio e a probabilidade é de que siga a orientação do líder interino do União Brasil. 

A saída do UB do blocão governista garante maioria aos oposicionistas. Seriam os 12 do PSB; uma do PSOL; os dois do Republicanos e agora os cinco do UB, um total de 20 parlamentares.

Seguindo o critério da proporcionalidade enfatizada pelo PSB, a oposição passaria a presidir os três principais colegiados,

As mudanças começaram com a saida do PP do bloco governista, que já tem sido questionada pelos pares. Mesmo que a intenção tenha sido boa, acabou sendo precipitada. A oposição teve tempo de reagir.

O MDB fez o mesmo movimento e o bloco, se a saída do UB se concretizar, fica apenas com os sete da Federação PT, PV e PCdoB; um do PRD; quatro do Solidariedade e outros quatro do PL. Dezesseis no total.

Isso se o PL não fizer movimentação semelhante. Havia também rumores sobre isso ontem. A temperatura na Casa só esquenta. Os nomes para as comissões devem ser indicados até quinta-feira.

Sintonia institucional
A relação entre o Governo Lula e o Governo de Pernambuco está cada vez mais estreita. Pela manhã, o ministro Jader Filho esteve em Caruaru com a vice Priscila Krause, entregando moradias. À noite, a governadora Raquel Lyra estava em Brasília ao lado do presidente Lula. Recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

Prefeituras

Prefeitos de todo o país se reúnem de hoje até quinta, em Brasília. Encontro será aberto às 15h pelo presidente Lula. Ontem o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, discutiu na Confederação Nacional dos Municípios assuntos que preocupam os gestores: finanças e regulamentação da reforma tributária. Pauta será enviada ao Congresso.

Mortos e desaparecidos
De hoje até sexta, a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos está no Recife. Faz diligências nos cemitérios da Várzea e de Santo Amaro; visita o Memorial da Democracia; e realiza audiência pública na OAB para discutir os trabalhos da comissão.

Recado

Em seu quarto mandato como vereador do Recife, Felipe Francismar (PSB) alertou os novatos que chegaram à Câmara para fazer oposição.  “Tem que tomar o cuidado de fazer um trabalho mais concreto”, disse à Rádio Folha.

Veja também

Newsletter