Logo Folha de Pernambuco

Guerra e desafios para assegurar dias de paz já a partir da primeira infância

Relatório do Unicef aponta queda tímida do índice de crianças em pobreza e aumento das que não sabem ler nem escrever

Segunda Praça da Infância, no Recife, fica no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá - Foto: Edson Holanda/Divulgação

Desde o início dos ataques de Israel, em reação ao grupo terrorista Hamas no último sábado, 447 crianças morreram, de acordo com balanço divulgado ontem por autoridades palestinas. Por aqui, a gente vive uma guerra com outros contornos.

Na semana em que se celebra o Dia das Crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou relatório mostrando que, entre 2019 e 2022, o percentual de meninas e meninos na pobreza caiu timidamente no País. No mesmo período, a proporção de crianças de 7 anos de idade que não sabem ler e escrever dobrou, passando de 20% para 40%.

Na tentativa de pacificar a situação, a gente engatinha com uma proposta aqui, outra acolá. O Governo Federal instalou em agosto um grupo de trabalho sobre aprimeira infância, com o objetivo de colaborar no avanço de políticas públicas para a faixa etária de zero a 6 anos.

No Recife, o prefeito João Campos (PSB) inaugurou este ano três Praças da Infância: uma na Encruzilhada, outra no Compaz Miguel Arraes, na Caxangá, e a terceira em San Martin. Uma quarta, no Ibura, já tem projeto  Também vai aproveitar recursos do novo PAC para investir em creches.

No Estado, a deputada Simone Santana (PSB) tem o tema como bandeira. A deputada e pediatra Socorro Pimentel (União Brasil) reforça a pauta. Na quarta-feira, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que, em breve, vai encaminhar à Assembleia Legislativa projeto que beneficia 100 mil famílias lideradas por mulheres em situação de alta vulnerabilidade, com crianças de 0 a 6 anos.

"Cada uma vai receber R$ 300 para cuidar melhor da família", justificou a governadora, apelidada de Racreche por ter a ampliação de vagas como plataforma de Governo desde a época em que era prefeita de Caruaru.

Mas é do Tribunal de Contas do Estado uma das propostas mais ousadas. Quer a inclusão de verbas para a primeira infância no orçamento público, e gestores que atuem no cumprimento de metas e prioridades. Para que não virem apenas números em um documento. 

 

Alternativas para as agrovilas do Sertão
Audiência pública na Câmara e reunião com a Secretaria-Geral da Presidência da República apontaram soluções para a falta de energia e água no perímetro irrigado do Sertão. O deputado Carlos Veras (PT), que convocou o encontro, anunciou a retomada imediata da operação dos sistemas de Itaparica; garantia de verbas orçamentárias para concluir a operação até o fim do ano e retomada da mesa de negociação permanente.

ADVOCACIA > A OAB Pernambuco entrega em novembro um Coworking, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, modernizado e gratuito. O presidente Fernando Ribeiro Lins diz que a ideia é proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e inovador, com tecnologia de ponta, sala de reunião e área de convivência.

GÊNERO > Segunda e terça, acontece o 1º Fórum Internacional "Recife: Cidade Não Sexista - Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade mais Igualitária". A iniciativa é da vice-prefeita da capital, Isabella de Roldão. Será no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

SEXTOU > O deputado Pedro Campos (PSB) converge esforços para fortalecer o movimento brega no cenário nacional. Após propor projeto de lei para criar o Dia Nacional do Brega, assumiu a relatoria do PL do deputado Felipe Carreras (PSB), que declara o Recife a “Capital Nacional do Brega”.

Veja também

O que está em jogo para Cid caso sua delação seja cancelada?
Justiça

O que está em jogo para Cid caso sua delação seja cancelada?

Política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa, diz membro do BCE
JUROS

Política monetária poderá ter de responder de forma mais proativa, diz membro do BCE

Newsletter