Logo Folha de Pernambuco

Guerra jurídica para tentar atrair o eleitor em Paulista e Olinda

Candidatos contabilizam ações contra adversários e conquistas junto à Justiça Eleitoral

Divulgação

Na reta final da campanha no segundo turno, candidatos às Prefeituras de Paulista e Olinda reforçaram a guerra jurídica. Entraram agora na disputa sobre quem recorreu à Justiça mais vezes contra possíveis fake news, ofensas, discursos de ódio. E começaram a contabilizar as conquistas.

O postulante Severino Ramos (PSDB) alega 17 pareceres favoráveis para que adversários retirassem do ar páginas de redes sociais e registros em blogs. Seus advogados observam que há “desespero do oponente”.

Mas o opositor Junior Matuto (PSB) reagiu, e horas depois também divulgou seu balanço. Desde o primeiro turno, entrou com 48 ações, entre representações e notícias-crime, e obteve 25 decisões judiciais favoráveis  A assessoria jurídica da coligação avalia que a estratégia do concorrente é “prejudicar a democracia e confundir a população”. Outros pedidos estão em análise.

Em Olinda, só no segundo turno, o candidato Vinicius Castello recorreu 18 vezes à Justiça Eleitoral e conseguiu 13 liminares tentando coibir discurso de ódio, homofobia e disseminação de informação falsa. Chegou a criar um canal no WhatsApp (81 996005429) para receber denúncias da população.

A assessoria da opositora, Mirella Almeida (PSD), informou não ter recebido nenhuma ação envolvendo fake news e, por isso, não fez balanço.

Para o cientista político Alex Ribeiro, mostrar-se um “candidato ficha-limpa” atrai eleitores. “Chama a atenção dos votantes. É uma variável significativa”, aponta, lembrando que esse cenário é mais frequente em eleições acirradas  Registra ainda que a disputa é local e os problemas da região são os protagonistas do pleito.

De olho no Grande Recife
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assina hoje a ordem de serviço para restauração e conservação dos bens integrados do Mosteiro de São Bento, em Olinda, e a obra de estabilização das fundações do monumento. O investimento é de R$ 15,3 milhões. Os recursos são do Governo Federal e a Fundarpe vai executar o serviço.

Representatividade
Minoria na Assembleia Legislativa, deputadas assumiram a sessão de ontem. Socorro Pimentel presidiu os trabalhos; Débora Almeida e Simone Santana atuaram na primeira e segunda secretarias. As três ainda ocuparam a tribuna. Na Casa, há seis mulheres e 43 homens.

Luta
Distorções no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos professores da Universidade de Pernambuco serão tema de audiência pública amanhã na Alepe. A partir das 9h, no Auditório Sérgio Guerra. A proposta é do deputado Gilmar Júnior (PV).

Animação
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve em Belém ontem à noite para reforçar a campanha de Igor Normando (MDB) a prefeito. Acabou também ensinando o "passinho" e aprendendo o "treme", uma forma de dançar o brega paraense.

 

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Kendrick Lamar lança álbum surpresa
Lançamento

Kendrick Lamar lança álbum surpresa

Newsletter