Logo Folha de Pernambuco

Humberto: “Não há hipótese de aliança no Recife sem o PT na chapa majoritária”

Senador Humberto Costa (PT/PE) em entrevista à Rádio Folha nesta sexta-feira (27) - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Presidente nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, o senador Humberto Costa defende que o debate sobre a estratégia de alianças do seu partido “exige uma certa liturgia”. O petista revela que, apesar de ser um dos responsáveis pela estratégia eleitoral da sigla, ainda não sentou ou foi procurado até o momento para tratar da corrida às urnas pela direção da sua legenda ou pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). “As conversas com o PT tem ocorrido de forma paralela”, alertou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na última sexta-feira. Por se tratar de tratativas ainda embrionárias, Humberto pondera que ainda é cedo para fechar uma posição no pleito do ano que vem. No entanto, ele adianta que a maioria da legenda deseja manter o apoio a João Campos e que as chances de fechar com o projeto socialista são “mais de 90%”. “Se você me perguntar qual a possibilidade de a gente estar numa aliança com João Campos, eu diria que é muito grande”, afirmou. Contudo, o petista ressalta que a agremiação “querer ser reconhecida no seu tamanho, na sua força e contribuição é uma coisa natural”. “Na minha opinião, não há hipótese de haver uma aliança política no Recife sem que o PT, por exemplo, participe da chapa majoritária. Isso é o mínimo que esperamos. Além disso, quando a gente faz aliança, discute política e programa”, destacou. Outros fatores que vão pesar para a sigla bater o martelo no apoio ao prefeito recifense é o apoio em cidades consideradas estratégicas para os governistas.

Happy birthday, Mr President!
Com o aniversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (27), a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de ligar para o chefe do Executivo federal para parabenizá-lo pela data. A gestora também compartilhou uma mensagem para o petista em suas redes sociais. Nos últimos meses, a tucana vem fazendo gestos institucionais para o Planalto.

agenda > O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), cumpre agendas durante o fim de semana em Pernambuco. Na última sexta-feira (27), ele almoçou com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e participou de solenidade de entrega de 81 novos ônibus escolares realizada pelo Governo do Estado. No sábado, o gestor fará visitas a duas colônias de pescadores. Já na segunda-feira, De Paula participa de uma palestra para executivos pernambucanos.

conversa > O ministro também teve uma conversa reservada com o secretário do Turismo, Daniel Coelho. Rumores apontam que o gestor estadual estaria disposto a deixar o Cidadania e migrar para um outro partido com o intuito de concorrer às eleições do Recife.

presença > Integrante do bloco de oposição da Assembleia Legislativa, o deputado estadual João Paulo (PT) esteve presente na solenidade de entrega de ônibus escolares pelo Governo do Estado. Questionado sobre o motivo da sua presença no ato, o legislador disse que fez uma indicação de veículo para o município de Tacaimbó, gerido pelo PT e aliado do presidente estadual da sigla, Doriel Barros. O petista ainda classificou as entregas do governo como uma iniciativa importante e positiva.

Veja também

ONU: quase 70% dos mortos em Gaza entre novembro de 2023 e abril de 2024 eram mulheres e crianças
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

ONU: quase 70% dos mortos em Gaza entre novembro de 2023 e abril de 2024 eram mulheres e crianças

Com milhões de seguidores, médico que foi cotado como ministro de Bolsonaro mira governo estadual
RIO DE JANEIRO

Com milhões de seguidores, médico que foi cotado como ministro de Bolsonaro mira governo estadual

Newsletter