Logo Folha de Pernambuco

Índices apontam eleição para prefeito em 1º turno no Recife e em outras quatro capitais

Ipespe mostra que João Campos cresceu 19 pontos na pré-campanha, atingindo 70% das intenções de voto

João Campos conquistou 19 pontos, sendo o 3º prefeito a atingir maior aproveitamento na pré-campanha. Lidera com 70% das intenções de voto - Foto: Hélia Scheppa (PCR Divulgaçao)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é o terceiro pré-candidato entre os gestores de capitais do Brasil, que mais avançou na intenção de votos na pré-campanha. O levantamento é do agregador de pesquisas, compiladas pelo Ipespe Analítica, em 103 cidades  com mais de 200 mil eleitores, e nas 26 capitais.

O resultado foi divulgado ontem pelo Índice CNN, produto da CNN Brasil, e se refere a uma média dos números registrados do início do ano, quando o índice foi criado, até agora. Os dados mostram um crescimento de 19 pontos do prefeito João Campos. Ele saiu de 51% para 70% das intenções de voto.

Na frente dele, em número de pontos conquistados, entre os gestores de capitais, Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, que pulou 25 pontos, de 38% para 63%, e João Henrique Caldas (PL), prefeito de Maceió, que cresceu 22 pontos, avançando de 41% para 53%.

Com essa alavancada, o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda coloca as três cidades na lista de cinco capitais onde hoje há certeza de que a eleição será resolvida no primeiro turno. Em conversa com a CNN Brasil, lembrou que a campanha ainda vai começar. Oficialmente ela só pode acontecer após as convenções, que devem ocorrer até 5 de agosto.

Admite que uma aposta a essa altura pode ser considerada ousada e inclui outras duas capitais: Macapá, com Antônio Furlan (MDB), que tem 72%, e São Luís, com Eduardo Braide (PSD), registrando 55% das intenções de voto.  "Dificilmente ocorrerá segundo turno. É preciso haver um fator absolutamente imprevisível", acredita Lavareda.

Buscando explicação
Candidato à Prefeitura de Olinda, o petista Vinicius Castello teve de explicar por que um bolsonarista virou seu vice. O empresário Celso Muniz Filho, dono do Shopping Patteo e recém-filiado ao PCdoB, era negacionista e contra as vacinas, como constatou o site Marco Zero Conteúdo. “Aqui, é a união da diferença de pessoas que têm um só propósito: transformar a vida dos olindenses.”

Honraria
João Campos (PSB) recebe hoje o título de cidadão paulistano, em nome do pai, o ex-governador Eduardo Campos, que morreu em agosto de 2014. Será na Câmara de Vereadores, às 19h30. O requerimento, de junho de 2014, foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB).

Punição
O PSB destituiu a comissão provisória em Água Preta, comandada pelo ex-prefeito Noé Magalhães. A coordenação agora fica nas mãos do ex-prefeito Eduardo Coutinho e do pré-candidato João Fernando. Argentina Carneiro, ex-secretária de Educação, é a nova presidente.  

Extraordinário
Hoje é o último dia para apresentação de emendas aos projetos do Executivo que tramitam na Assembleia Legislativa no período extraordinário. A Comissão de Justiça deve reunir-se dia 6 para apresentar e votar os pareceres a cada uma das matérias.

Veja também

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos
Vacina

Peru inicia vacinação contra dengue após recorde de casos

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter