João Campos exonera dois nomes de confiança e abre novo tempo para novas articulações a vice
A ex-secretária Marília Dantas e o ex-chefe de gabinete Victor Marques são opções para compor chapa
Uma jogada de mestre no xadrez que ele mesmo montou. Na véspera do prazo para desincompatibilização, de olho nas eleições deste ano, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), exonerou dois dos quatro nomes que filiou, em abril, a partidos integrantes de sua base.
A secretária de Infraestrutura, Marília Dantas (MDB), que também presidia a Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), e o chefe de gabinete, com status de secretário, Victor Marques Alves (PCdoB, partido que compõe a Federação Brasil da Esperança junto ao PT e ao PV) estão oficialmente fora da administração.
A decisão, publicada em edição extraordinária do Diário Oficial, às 23h de ontem, revela que duas pessoas de sua extrema confiança estão agora à disposição para ocupar a vaga de vice na disputa pela reeleição.
Victor Marques mantém com o prefeito relação próxima desde a adolescência. Marília Dantas é resolutiva, querida nas comunidades e tem participado da maioria das pautas em que há entregas de obras estruturadoras.
Não apenas critérios pessoais guiaram a decisão do chefe do Executivo municipal. Ele considerou pesquisas e discussões com os partidos aliados para escolher nomes caseiros. Levantamentos internos apontam que o vice, pelo desejo dos recifenses ouvidos, terá de ser alguém com participação ativa na gestão, perfil jovem e dinamismo semelhante ao do prefeito, que tem hoje aprovação superior a 80%.
A movimentação sinaliza também que a hipótese de ter o Partido dos Trabalhadores ocupando o tão desejado protagonismo fica cada vez mais distante. Sem combinar com o prefeito, o PT chegou a inscrever dois nomes para uma possível vaga de vice: o do deputado federal Carlos Veras (apoiado pelo grupo ligado ao senador Humberto Costa), e o do assessor do Ministério das Relações Institucionais Mozart Sales (defendido pelo time da senadora Teresa Leitão) .
Além dos dois nomes exonerados, João Campos contava com os secretários de Planejamento, Felipe Matos (Republicanos) e Maíra Fischer (União Brasil). A atual secretária-executiva de Infraestrutura, Débora Feijó, assume a pasta como titular. A chefia de gabinete fica desocupada, por enquanto.
De olho nas letras
Até a próxima semana, o deputado Waldemar Borges vai pedir ao Ministério Público uma investigação sobre ao Circuito Literário de Pernambuco (Clipe). Vai solicitar que o dinheiro público seja devolvido, caso irregularidades sejam confirmadas, e pedirá que os professores possam utilizar o bônus livro em outros eventos. A peça já está pronta.
Festival de Inverno
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, anuncia na segunda-feira a programação completa do32º Festival de Inverno deste ano. Serão mais de 20 polos. O evento, que pela primeira vez acontece sem apoio do Estado, será de 11 a 28 de julho.