João Campos ganha mais autonomia para escolher vice após anunciar apoio ao PT em Olinda

Prefeito descarta nome do PSB, apoia Vinícius Castello e reduz chances do PT na vice do Recife

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PT, vereador Vinícius Castello - Foto: Reprodução do Instagram

Depois de o presidente Lula ter garantido na última sexta-feira que o PT vai apoiar a reeleição de João Campos (PSB), sem condicionar à indicação para vice, o prefeito do Recife ficou ainda mais à vontade para definir os rumos do partido em outros municípios.

Anunciou ontem mesmo o apoio do PSB à pré-candidatura do vereador Vinicius Castello a prefeito de Olinda. Descartou o nome da deputada Gleide Ângelo (PSB), que um dia, nunca oficializado, teve o nome cogitado como pré-candidata. Nas pesquisas internas ela vinha liderando a preferência do eleitorado na cidade. 

João Campos e o PSB abriram mão da delegada. Alegaram ser uma estratégia para manter a unidade das forças consideradas mais progressistas. A Federação PT, PV, PCdoB está livre para indicar a vice.

"Vini é um jovem da periferia da cidade que abraçou a política como missão e está pronto para ser prefeito. Esta é uma aliança por Olinda, por um projeto transformador de cidade e pela unidade das forças populares", justificou nas redes sociais. O vereador está em seu primeiro mandato. Teve 2.007 votos em 2020. Para deputado, em 2022, conseguiu 22.713 votos.

João Campos e o PSB não teriam pedido nada em troca. Mas com a decisão, o prefeito ganha mais autonomia para escolher quem vai ocupar a vice na chapa que ele encabeça. E o PT, cada vez mais, tem menos chance.

Além disso, o nome forte para o prefeito é o do ex-chefe de gabinete Victor Marques, filiado ao PCdoB, partido que tradicionalmente participa da disputa na Marim dos Caetés. A recusa da ministra Luciana Santos tirou a legenda de Olinda. Ela ganharia espaço no Recife e o jogo estaria completo. Para quase todos.

Disputa em Igarassu
Ex-prefeito de Igarassu, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) disse não ter nenhuma preocupação se a governadora Raquel Lyra apoiar a reeleição da prefeita Elcione Ramos. Ambas estão no PSDB. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 afirmou que nada impede a gestora de simpatizar com outro projeto para a cidade. O parlamentar, que já se apresentou como governista e hoje se coloca como independente na Assembleia, trabalha para consolidar o nome do filho Miguel na disputa pela prefeitura.

Camaragibe
Solidariedade, PMB e Agir não vão ficar com o PSB em Camaragibe caso o partido oficialize apoio a Diego Cabral. "Nada contra Diego, mas a gestão é zero em cumprir acordos", alega o presidente estadual do Agir, Fábio Bernardino. Diego é indicação da prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos). 

Disposição
A presidente do PSOL nacional, Paula Coradi, está no Recife para reforçar a pré-candidatura de Dani Portela à Prefeitura do Recife. Também participa de ato com pré-candidatos à Câmara de Vereadores. O encontro será na sede do partido, no Derby.

Digital
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou parecer do deputado Lucas Ramos ao projeto que nacionaliza o Embarque Digital. O PL, de autoria do deputado Pedro Campos, quer ampliar a oferta de vagas de nível superior na graduação tecnológica. Vai agora para a Comissão de Educação.

 

 

Veja também

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações
Premier League

Manchester United x Tottenham: saiba onde assistir e confira escalações

Rússia "condena firmemente" assassinato de líder do Hezbollah por Israel
Guerra

Rússia "condena firmemente" assassinato de líder do Hezbollah por Israel

Newsletter