João Campos ganha espaço com ausência de Lula na campanha eleitoral

Ministro Padilha não assegura presença do presidente no 2º turno e prefeito do Recife dita o ritmo nas ruas

Prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos participa de carreata ao lado do ministro Alexandre Padilha - Foto: Rodolfo Loepert / Frente Popular do Recife

A dúvida sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um provável segundo turno nos municípios de Caruaru, Jaboatão e Olinda amplia a responsabilidade da bancada petista.

Mas abre espaço, principalmente,  para que os candidatos explorem a popularidade do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que tem gestão aprovada pela maioria da população e 77% da intenção de votos, segundo pesquisa do IPESPE em parceria com a Folha de Pernambuco. 

Ontem, em visita para participar de carreata entre o Recife e Jaboatão, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, lembrou que a campanha para o segundo turno é curta e será necessário analisar a viabilidade de o presidente marcar presença nesses eventos.

Também ressaltou ser importante encontrar formas de explorar a imagem do petista. O recado parece já ter ficado claro para dois postulantes: Elias Gomes, em Jaboatão, e José Queiroz, em Caruaru.

Em discurso ontem no Ibura, o prefeito-candidato João Campos afirmou conhecer e confiar em Elias Gomes e querer governar junto a ele para desenvolver obras e melhorias no limite entre os dois municípios.

A imagem de João Campos também já está sendo utilizada por Zé Queiroz em vídeos com a mensagem "Zé é João e João é Zé". O candidato a prefeito de Caruaru, segundo o Blog Cenário, ontem mudou a estratégia e investiu na imagem de Lula no programa eleitoral. 

Time unido
Em entrevista à Rádio Folha, o deputado João Paulo (PT) constatou a ausência de imagens do presidente Lula no guia do prefeito-candidato João Campos. Indiferente à observação, o gestor do Recife foi enfático: "Nosso interesse não é unidade em torno de partido. Mas em torno da luta do povo". E acrescentou ser grato e estar junto ao presidente. "Em todo canto vou continuar defendendo e dizendo que sou representado pelo governo do presidente Lula" 

Ritmos
O ministro Alexandre Padilha destacou em seu discurso, depois da carreata, que em um ano e meio de Governo o presidente Lula ajudou João Campos a transformar o Recife: "Agora ele está dando um banho no sanfoneiro do ex-presidente", disse, em referência ao candidato Gilson Machado e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Paulista
Após seu expediente na Assembleia Legislativa ontem, o novo deputado Junior Matuto (PSB) resolveu mandar recado pelas redes sociais. "Processos contra mim foram esclarecidos e arquivados. A maior prova é eu ter assumido como deputado. Nada desabona nossa conduta."

Crimes eleitorais
O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) promove hoje o debate "Fake News e Crimes Eleitorais”. Entre os palestrantes, o superintendente da PF no Estado, Antônio de Pádua e o vice-presidente do TRE, Humberto Vasconcelos. O advogado Daniel Lima coordena o encontro, a partir das 12h, no Spettus, de Boa Viagem.

Veja também

À espera de Moraes, X fala em defesa da liberdade de expressão "dentro dos limites legais"
REDES SOCIAIS

À espera de Moraes, X fala em defesa da liberdade de expressão "dentro dos limites legais"

X afirma que cumpriu exigências judiciais e pede desbloqueio no Brasil
REDES SOCIAIS

X afirma que cumpriu exigências judiciais e pede desbloqueio no Brasil

Newsletter