Logo Folha de Pernambuco

João Campos toma as rédeas da reeleição

Prefeito do Recife diz que vai ouvir os partidos e tem até as convenções para escolher o nome a vice

Prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Ao afirmar que tem até as convenções - de 20 de julho a 5 de agosto - para definir quem ocupará o lugar de vice em sua chapa à reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aponta que caberá a ele a condução do processo. Evitou afirmar ter discutido o assunto com o presidente Lula, quando se reuniram na quinta-feira.  "É sempre uma alegria poder estar com o presidente, conversar sobre o Recife, Pernambuco e o Brasil", declarou.

Sinalizou que não vai ceder a pressões, como sonham líderes do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. Pouco adianta o PT abrir inscrições para vice. Na sexta-feira passada, o deputado federal Carlos Veras e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales firmaram um documento como possíveis candidatos à vaga majoritária. Como prevê o deputado estadual João Paulo (PT), essa será mesmo uma decisão entre João Campos e Lula.

Ontem à noite, o prefeito avisou estar disposto a ouvir todos os partidos. Ressaltou a legitimidade de cada um e assegurou respeito às diversas opiniões. Oficialmente, além do PSB e dos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Republicanos e Avante apoiam sua reeleição.

Enquanto cuida do Recife, João Campos não deixa o PSB correr solto. Tem participado das filiações que referendam sua reeleição. Embora sempre diga estar focado em administrar a cidade, os nomes que chegam abrem também portas para 2026. Ontem foram o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, e o vereador do Recife Eriberto Rafael, filho do deputado Eriberto Medeiros (PSB).

Votar sem saber em quê
Em um mesmo dia, a Câmara do Recife aprovou moção de repúdio e voto de aplausos ao presidente Lula. O líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), aproveitou um cochilo dos petistas e dos governistas e protestou contra a declaração do presidente que comparou a guerra em Israel com o Holocausto. Após puxão de orelha da Prefeitura do Recife, aliados do presidente correram para aprovar voto de aplauso a Lula pela defesa do povo palestino.

JUNTOS
Marco Aurélio e Marco Aurélio Filho estão agora no PV. O pai estava no PSB desde 2022, quando disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa. O vereador do Recife sai do PRTB para reforçar a legenda com a qual já tem pautas em comum.

SEM VOZ
No ato de filiação de nomes de várias regiões do Estado (o número não foi divulgado), o PV não abriu espaço a nenhum pré-candidato. Deu voz a líderes do PT, do Republicanos, ao deputado João de Nadegi (PV) e à representante nacional da sigla Shirley Araújo.

SEM BRILHO
O presidente estadual do PV, deputado federal Clodoaldo Magalhães, quer o partido consolidado em Pernambuco. Diz não precisar ser protagonista. Fica satisfeito com a condição de coadjuvante, ao lado da estrela petista. PT, PV e PCdoB formam uma federação.

Veja também

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro
ATENTADO

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro

Newsletter