João Campos transita em Brasília para garantir espaços, sem deixar brechas
Em meio a especulações de apoio do PT a Raquel Lyra, prefeito do Recife se reúne com o presidente Lula
Na mesma semana em que o deputado estadual João Paulo Lima e Silva (PT) levantou a hipótese de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ser a candidata do PT, em uma natural reeleição em 2026, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), transitou em Brasília.
Não que a declaração do deputado tenha soado como ameaça a um possível palanque do peessebista na próxima disputa ao Governo de Pernambuco. Mas é sempre positivo mostrar desenvoltura junto aos ministros e, especialmente, ser recebido no Planalto pelo presidente Lula (PT), em encontro fora da agenda oficial.
Ainda na quarta divulgou, ao lado do ministro Silvio Costa Filho, o voo Recife-Porto (Portugal), a partir de junho. Visitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou as parcerias e anunciou mudanças no sistema de regulação, para atendimentos mais próximos à casa do paciente.
Ontem reforçou conversas com líderes do PSB. Esteve com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com Carlos Siqueira, presidente nacional da legenda que a partir de maio deve ficar sob seu comando.
Também encontrou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padillha, nome indicado por Lula para, desde a campanha do ano passado, ficar mais próximo ao prefeito e a candidatos apoiados por ele. Rui Costa cuidaria da governadora. O ministro da Casa Civil, segundo registrou ontem o jornal OGlobo, teria convidado Raquel Lyra a filiar-se ao PT.
Em meio a especulações, João Campos se reuniu com o presidente Lula. O primeiro encontro deste ano. Para estreitar os laços, marcar território e enfatizar o que vive dizendo: Tem posição política, tem lado, e Lula é seu candidato à reeleição. O resto pode ser consequência.
Participação das prefeituras
Na segunda audiência pública para discutir o modelo de concessão da Compesa, o secretário-executivo de Saneamento do Estado, Arthur Coutinho, apelou para que os prefeitos participem. No encontro do Recife, apenas a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos. Ontem, em Caruaru, só a prefeita de Bezerros, Luciele Laurentino.
Lugares remotos
Comunidades rurais com menos de mil habitantes estão entre as preocupações do deputado Waldemar Borges no processo de concessão da Compesa. Elas não serão contempladas pelo privado. “Temo que sejam esquecidas. São lugarejos, onde o acesso é difícil, vai ser caro. E não dão lucro. A conta de água delas é baixa”, pontua.
Modelo
Mudar o formato das audiências sobre a Compesa é sugestão de quem participou nos dois dias. O Governo expõe números impossíveis de apreender, e quem quer debater tem os mesmos três minutos dos que chegam para uma catarse e só reclamam.
Educação
As aulas na rede estadual começam no dia 5 e o Estado está desde dia 9 sem secretário de Educação. “Em apenas dois anos, estamos indo para o 3º titular da pasta”, registra o deputado Rodrigo Farias. A governadora Raquel Lyra deve indicar o nome em breve.