Junior Matuto toma posse na Alepe e PSD promete reparar o que chama de equívoco
PSB se antecipa, assegura vaga de Patriota para segundo suplente e reduz chances do PSD de ter um deputado
A celeridade do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para garantir na Assembleia Legislativa a vaga decorrente do falecimento do deputado José Patriota, no último dia 17, tirou do Partido Social Democrático (PSD), mesmo que temporariamente, a oportunidade de ter seu primeiro representante na Casa. Tirou também um provável reforço à base de apoio à governadora Raquel Lyra (PSDB).
O vereador Davi Muniz (PSD) encabeçava a lista dos suplentes do PSB diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2022. Mas aproveitou a janela partidária este ano e mudou de legenda, passando a ser oposição ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).
O que o PSB fez foi antecipar-se a qualquer movimentação de Muniz e comunicar ao presidente da Assembleia, Álvaro Porto, a mudança na sequência de suplentes. Na sessão de ontem, Porto anunciou a vacância e o prazo de 30 dias para apresentação do suplente. No fim da mesma sessão, convocou Gilberto Gonçalves Feitosa Júnior, conhecido como Junior Matuto, e logo em seguida deu posse ao novo deputado.
"Causou estranheza, mas já estamos tomando as providências jurídicas cabíveis para reparar esse equívoco que a Assembleia cometeu. Claro que nos surpreendemos, mas vamos atuar. É apenas o adiamento de uma posse que vai acontecer", argumenta o presidente estadual do PSD, ministro André de Paula.
A agilidade na posse de Junior Matuto, candidato à Prefeitura de Paulista, aponta a afinidade entre a bancada do PSB, oposição à governadora, e o presidente da Casa, que tem mantido relação institucional com a correligionária. Álvaro Porto não quis falar com a imprensa.
O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, nega ter recorrido a qualquer estratégia política. "Seguimos o que prevê a legislação sobre infidelidade partidária. Os mandatos legislativos pertencem aos partidos", argumentou,
Se eleito prefeito de Paulista, a vaga de Junior Matuto será ocupada por Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. Antes disso, Davi Muniz tem a chance de recorrer, em meio à disputa pela reeleição à Câmara do Recife.
Se vencer nos dois cenários, Muniz poderá escolher que vaga ocupar. Optando pelo mandato de deputado, corre risco de perder tudo porque o PSB não ficará de braços cruzados. "Sem dúvida, a decisão é surpreendente e completamente favorável às pretensões do PSB", atesta André de Paula.
Homenagens a Patriota
Na tribuna da Assembleia, o deputado Sileno Guedes, ressaltou a história do sertanejo de Tabira, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco por dez anos, José Patriota. Foi aparteado por outros 16 parlamentares que reforçaram a trajetória do ex-deputado. Uma missa marcou ontem à noite o sétimo dia de sua morte.
De volta
Após sete dias fora do ar, por decisão judicial, o guia eleitoral do candidato à Prefeitura do Recife Gilson Machado volta a ser exibido hoje à noite. A equipe promete um programa bem elaborado e já adianta: vai reafirmar denúncias sobre as creches, assunto que motivou a suspensão.
Gratuito
A arbitragem como resolução de conflitos envolvendo o setor público será tema de evento realizado pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Comissão de Advocacia Pública da OAB-PE. Amanhã, a partir das 8h30, no Instituto Luiz Mario Moutinho, na Ilha do Leite.