Logo Folha de Pernambuco

Luciano Duque lança pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada e implode relação com Marília Arraes

Deputado desafia a vice-presidente nacional do Solidariedade e se apresenta sem o aval do partido

Deputado estadual Luciano Duque - Foto: Divulgação

Com a cara e a coragem, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) oficializa hoje sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Sem o aval da vice-presidente nacional do partido e líder principal da legenda no Estado, Marília Arraes, a iniciativa não tem valor jurídico e deve implodir a relação com a ex-deputada federal e ex-candidata ao Governo de Pernambuco.

O vínculo entre os dois anda estremecido desde o resultado da eleição de 2022, quando Marília Arraes saiu derrotada e Duque acabou se aproximando da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB). A aliada de antes teria ficado irritadíssima e se distanciado. 

Ex-prefeito da Capital do Xaxado por duas vezes (em 2012 e reeleito em 2016), o deputado quer mostrar a força que tem. Na eleição de 2022, para o primeiro mandato legislativo, obteve 61.411 votos, a maioria em Serra. É líder da bancada na Assembleia Legislativa e benquisto pelos pares. Lembra que a legenda  não tem candidato em Serra e, como filiado ao partido, tem o direito de disputar.

Quem acompanha sua trajetória avalia que a jogada é de mestre. Não espera autorização de Marília Arraes, e antecipa-se ao anúncio, previsto para 1º de junho, de apoio da ex-deputada à reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), ex-secretária de Saúde, sua cria política e com quem está rompido. 

Coloca-se como "traído duplamente" na história e fica livre até para apresentar um outro nome, já que provavelmente não terá a legenda. Nos bastidores, comenta-se que uma opção é lançar Miguel Duque, seu filho e presidente do Podemos Jovem.

Hoje Luciano Duque pretende reunir os dois vereadores que lhe são fiéis - Ronaldo de Deja e Vandinho da Saúde - e a maioria dos 60 pré-candidatos a vereador. Será no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, às 10h.

Sonho da casa própria
O Governo de Pernambuco doou cinco terrenos para construção de 594 moradias no Recife, em Olinda e Paulista. Ontem, a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou a ocupação Presente de Deus, em Água Fria, Zona Norte da capital. A comunidade será uma das contempladas com 64 residências e o público não recebe o Bolsa Família..

Desoneração
O senador Fernando Dueire (MDB) se reuniu com o relator do projeto de desoneração da folha dos municípios, senador Jaques Wagner (PT). Tem trabalhado pela manutenção do benefício para cidades com até 156 mil habitantes e conquistou o reconhecimento dos prefeitos.

Undime
Secretários de Educação de 150 dos 184 municípios pernambucanos se reúnem segunda e terça para discutir desafios da gestão. O evento, promovido pelo Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PE), começa às 8h, no  Beach Class, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter