Logo Folha de Pernambuco

Lula está fazendo falta aos candidatos do PT às Prefeituras de Olinda e de Jaboatão

Petistas apostam na presença do presidente para dar ânimo à militância e elevar índice de intenções de voto

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Os candidatos do Partido dos Trabalhadores às Prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e de Olinda, Vinicius Castello, precisam do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cidade para dar robustez as suas campanhas.

Os  municípios são colocados como prioridade por serem os únicos do Grande Recife em que o partido encabeça chapa. Líderes petistas asseguram que o chefe do Executivo não descartou a presença. Estaria tentando adequar agenda e formas de participar.

Pesquisas realizadas pelo IPESPE em parceria com a Folha de Pernambuco, e divulgadas esta semana, apontam que o presidente Lula influencia no voto, para 46% dos entrevistados em Jaboatão. Em Olinda o índice cresce para 49%.

No mesmo levantamento, Elias Gomes aparece em 2º lugar com 22% da preferência. O prefeito Mano Medeiros (PL) lidera com 38%. A situação de Vinicius Castello é mais delicada. Ele ocupa o 3º lugar (14%), atrás de Mirella Almeida (23%) e Izabel Urquiza (15%).

Para complicar o quadro, Vinicius Castello faltou ao debate de ontem, promovido pelo portal G1. Recebeu críticas dos adversários e Izabel Urquiza tratou logo de dizer que ele fugiu da discussão. Mas foi alvo principalmente de correligionários. Petistas consideraram a atitude amadora, descompromissada. Outros falaram em vergonha alheia e motivo fútil.

O candidato chegou à TV Globo atrasado. Alegou, inicialmente, dificuldades no trânsito. Depois, em nota, incluiu "problemas pessoais". Sua mãe não estaria bem de saúde. Falhou duas vezes: primeiro, ao atrasar e, em seguida, a não deixar o motivo logo às claras.

Amizade e política
O candidato à Prefeitura de Paulista Edson de Araújo Pinto, o Edinho (PL), elogiou a trajetória do atual prefeito Yves Ribeiro (PT), apontou-o como referência política e disse ser um gestor que muitos querem copiar. "Eu mesmo sou fã de Yves Ribeiro. Mas as pessoas que ele escolheu para administrar a cidade não deram certo. A parte política é uma coisa, a amizade é outra", declarou, em entrevista à Rádio Folha 96,7. Yves Ribeiro apoia a candidatura de Severino Ramos. 

Desenrola MEI
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou projeto para MEIs, micro e pequenas empresas. De autoria dos deputados Augusto Coutinho (Republicanos-PE) e Jorge Goetten (PL-SC), prevê renegociação de dívidas de até R$ 150 mil com juros reduzidos.

Pela paz
Aliados da prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB) e da sua candidata a sucessão, Rosélia Maria dos Santos e Silva, a Véia de Aprígio, fizeram ontem uma caminhada nas ruas centrais da cidade. No sábado, Aprígio Félix, filho da postulante, sofreu um atentado a tiros. A polícia investiga o caso.

Múltiplo
O deputado estadual João Paulo (PT) não tem reforçado apenas a candidatura de Dani Portela (PSOL) à Prefeitura do Recife. Na lista de apoio proporcional, além de petistas, incluiu os nomes de Jô Cavalcanti e Carol Vergolino, ambas do PSOL e que querem ser vereadoras na capital.

Veja também

Newsletter