Logo Folha de Pernambuco

Lula, João Campos e a espera pela indicação a vice-prefeito do Recife

Presidente e prefeito se reuniram, em Brasília, mas não fecharam composição de chapa. Discussões continuam

Prefeito João Campos (PSB) e o presidente Lula (PT) - Foto: Ricardo Stucker/PR

As negociações para indicação de um vice petista no Recife estão apenas começando. A reunião entre o presidente Lula e o prefeito João Campos, na última quinta-feira, esteve longe de ser conclusiva. Indicativos apenas de que o cenário não se resume à capital pernambucana.

Antes de pensar no território onde conquistou 56% dos votos, o presidente mira em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza. Lá, o imbróglio ainda inclui o PDT.  

Além disso, o gestor do Recife não tem pressa. Aliados lembram que até em 2020, quando ocupava o segundo lugar nas pesquisas, João Campos definiu a vice na véspera da convenção, e só no dia anunciou. Hoje em situação mais confortável, a celeridade fica mais distante.

A única coisa certa após a reunião entre os dois líderes é que se fortalece a queda de braço entre o senador Humberto Costa e a senadora Teresa Leitão pelo comando do PT em Pernambuco. E, mirando no Recife, pela indicação do vice de João Campos.

A senadora defende o médico Mozart Sales, assessor na Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula. O senador, o deputado federal Carlos Veras, um dos líderes da bancada na Câmara. Ambos ainda desconhecidos da maioria recifense. Obedecendo a um rito partidário, os dois firmaram seus nomes ontem na lista de majoritários.

Comenta-se que Teresa Leitão não chegou à Câmara Alta para ser 'subsenadora'. Esta semana fez questão de divulgar ter conversado com Lula e se tornado ponte para o diretório no Recife. A pedido do presidente, a reunião que hoje bateria o martelo sobre o vice terá outros caminhos. Avaliar conjuntura, homologar nomes  à vereança, prorrogar inscrições.

Enquanto isso, o senador coordena o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), está na vice-presidência do PT nacional e faz articulações de Brasília ao interior pernambucano.

ONDE ESTÁ JOÃO PAULO?
No ato de inscrição de Mozart Sales à vaga de vice, o presidente do PT Recife, Cirilo Mota, interrompeu a fala da senadora Teresa Leitão para registrar a presença do deputado João Paulo. Mas ele já não estava. Na sala, alguém gritou: "Deve ter ido encontrar Raquel Lyra". Próximo à governadora, o parlamentar nem sabia do evento. Foi à sede do partido referendar o nome de Carlos Veras.

DEFESA
O deputado Alberto Feitosa (PL) nega ter cometido qualquer tipo de violência contra a deputada Rosa Amorim (PT). Sugere a quem tem dúvida assistir à sessão da Alepe de quinta-feira (14): alepe.pe.gov.br

INTERIORIZAÇÃO
O secretário-executivo de Direitos Humanos, Jayme Asfora, levou o Balcão de Direitos para o Sertão esta semana. E comemora a emissão de segundas vias de 622 documentos.

FUTURO
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, será o entrevistado do Roda Viva, segunda (18), às 22h, pela TV Cultura. O programa é apresentado pela jornalista Vera Magalhães.

 

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço
TECNOLOGIA

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço

Newsletter