Logo Folha de Pernambuco

Marconi Perillo bota o pé na estrada para tonificar a grife PSDB

Presidente do partido aposta na gestão Raquel Lyra e diz que ela é independente para fazer parcerias com o Governo Lula

Presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Se depender do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, o partido não vai morrer tão cedo. E manterá em seus quadros a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), a quem atribui o protagonismo da legenda junto a outros dois governadores: Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS). "Eles são uma demonstração de que é possível (quebrar a polarização entre lulistas e bolsonaristas)", registrou o tucano, em visita ontem à Folha de Pernambuco.

Decidido a manter o partido na oposição ao Governo Federal, Perillo não vê com estranheza a proximidade da governadora ao presidente Lula. "Ela tem total independência para celebrar todas as parcerias necessárias pelo bem do Estado dela, independentemente do partido em nível nacional ser oposição", sustentou.

A governadora repassou a presidência estadual do PSDB ao empresário Fred Loyo em novembro. Argumentou estar sem tempo de conciliar os trabalhos do Estado com a reestruturação do partido. Embora nunca tenha admitido, comenta-se a possibilidade de ela deixar a legenda.

"Tenho visto as dificuldades e adversidades enfrentadas por Raquel  Mas tenho visto também um esforço hercúleo dela para deixar as bases bem montadas e deslanchar", aposta, em uma breve análise da gestão.

Na presidência do PSDB há pouco mais de três meses, depois de 30 anos filiado à legenda, o ex-governador de Goiás tem o desafio de manter os bons nomes, ampliar o número de prefeitos - perdeu 186 dos 521 que elegeu em 2020 - e projetar o futuro.

De posse do legado e da história do partido, resolveu percorrer o país. "De longe não tem diagnóstico preciso", justifica, lembrando que o PSDB é uma grife e que o pecado talvez tenha sido manter a coerência.

PARA NÃO FAZER FEIO
A decisão do PT de abrir mão de candidatura própria e apoiar o nome de José Queiroz (PDT) a prefeito de Caruaru - noticiada em primeira mão pela repórter Larissa Rodrigues - deve sacolejar mais uma vez o cenário na Capital do Forró. A governadora deve reforçar o nome do sucessor, Rodrigo Pinheiro, para não perder a eleição na cidade, seu berço político e que administrou duas vezes.

SEM DESCANSO
Na reta final do período de filiações, o ministro da Pesca, André de Paula, estará em Pernambuco. Pediu férias de 21 de março a 6 de abril e pretende consolidar o PSD no Estado. A pré-candidata à Prefeitura de Olinda Mirella Almeida está na lista dos novos nomes. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe recebeu o convite e deve decidir seu destino até amanhã.

EDUCAÇÃO
A promessa do Governo Lula de construir seis unidades do Instituto Federal em Pernambuco empolgou os deputados Doriel Barros (PT), Jarbas Filho (MDB), que tem abraçado a pauta, e Diogo Moraes (PSB), forte em Santa Cruz do Capibaribe, onde haverá um IF. Da tribuna, os três aplaudiram a iniciativa.

Veja também

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro
ATENTADO

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro

Newsletter