MDB é uma das opções para grupo político do deputado Álvaro Porto
Presidente da Assembleia se reuniu com senador Fernando Dueire para traçar estratégias para este ano
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), se reuniu com o senador Fernando Dueire (MDB), nesta terça-feira 02/01/24). Conversaram por mais de três horas sobre caminhos a serem tomados neste ano de eleições municipais.
Desde que perdeu a oportunidade de dirigir o PSDB em Pernambuco, quando a governadora Raquel Lyra, sua correligionária, indicou o empresário Fred Loyo para substituí-la no comando da legenda no Estado, Álvaro Porto anunciou que não daria aval a nenhum dos prefeitos que integram seu grupo político para se abrigarem em ninho tucano.
Há pelo menos 20 gestores ligados ao deputado. Muitos interessados em mudar de legenda ou filiar-se a um partido indicado por ele, que lidera um grupo forte, especialmente no Agreste pernambucano
Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 o presidente da Casa de Joaquim Nabuco havia dito que a partir deste mês iniciaria as conversas com dirigentes de diversas legendas para definir estratégias.
"Conversamos sobre possíveis alinhamentos e estratégias. Foi uma conversa muito positiva", avaliou Álvaro Porto, acrescentando que há tempo para definir os caminhos. O MDB seria uma das opções.
O deputado continua conversando com outros líderes, antes de decidir os espaços a serem ocupados. As eleições deste ano são uma prévia para 2026, quando a população escolherá os governantes estaduais, os deputados, os senaodres e o presidente da República.
Para o senador Fernando Dueire, Álvaro Porto é um político "dimensionado", e não à toa já foi reeleito presidente da Assembleia até 2026.
"Sempre estamos nos atualizando sobre o cenário eleitoral do estado. Seu grupo político é sólido e consistente. Qualquer partido receberia um bom reforço em tê-lo em seus quadros. Mas, existem diplomas legais que precisam ser obedecidos, a regra legal disciplina isso", observou Dueire.
Segundo o senador novas conversas foram agendadas para o próximo mês e deverão contar com a presença de líderes como a deputada federal Iza Arruda e o deputado estadual Jarbas Filho. "Estamos trabalhando para fortalecer o MDB em todas as regiões do estado de Pernambuco", enfatizou o senador.