Ministra acredita na expansão do PCdoB em Pernambuco
Luciana Santos, presidente nacional do partido, aposta em mais espaço no Legislativo em 2026
Presidente nacional do PCdoB, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, admite que, após as eleições municipais, o crescimento do partido em nível nacional foi insatisfatório. Mesmo assim, considera que a legenda se mantém firme. “Afinal de contas foram anos de reveses que não se consegue alterar em dois anos”, relatou em entrevista à Rádio Folha.
Enfatiza que a eleição municipal impacta muito mais no mandato de deputados do que na eleição geral. “Lula nunca ganhou eleição no Brasil com maioria de governadores e prefeitos. É uma lógica um pouco diferente, embora eu não esteja dizendo que ela não exista, mas ela impacta muito mais nas eleições para o parlamento”, considera.
Avalia que em Pernambuco o resultado tenha sido muito positivo e o partido disponha hoje de uma base eleitoral capaz de ampliar o resultado para o Legislativo em 2026. “Vamos fazer esforços nessa direção.” OPCdoB reelegeu o prefeito de Sanharó, César Freitas, o único do partido entre os 184 municípios.
Pontua a reeleição da vereadora do Recife Cida Pedrosa, que quase triplicou a votação de 2020 (3.697 votos), atingindo agora 11.364 votos. Também conquistou a vaga de vice-prefeito do Recife, com Victor Marques, que pode tornar-se prefeito da capital, caso João Campos (PSB) seja candidato ao Governo do Estado em 2026.
Lamenta que as forças consideradas mais progressistas tenham perdido a eleição em Olinda, de onde já foi prefeita. Mas avalia que acabaram reforçando a liderança do vereador Vinicius Castello (PT) ao tê-lo como candidato na Marim dos Caetés. Agora aposta em maior representatividade da legenda nas próximas legislaturas.
Vetado e engasgado
Dez dias após a criação de um grupo de trabalho para discutir a isenção de taxa para alunos da rede pública terem acesso à Universidade de Pernambuco, não houve avanço. Não há sequer reunião marcada. Autor do projeto vetado pela governadora Raquel Lyra, o deputado Jarbas Filho (MDB) lembra que o rito na Alepe será seguido e que, de um jeito ou de outro, vai virar lei.
Dimensão
Jarbas Filho afirma ter aceitado participar do grupo para não ser intransigente. Mas ressalta que na composição apenas ele defende a proposta. Destaca que a Alepe é a Casa do diálogo e que o Estado precisa dar à UPE o tamanho que a UPE tem.
Respeito
O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, considerou falta de respeito à sua história a decisão do PT de expulsá-lo da legenda. “Mas eles não vão precisar gastar tinta nem tempo”. Antecipou-se à reunião do diretório marcada para este sábado (14) e ontem entregou a carta de renúncia.
Defesa
Ex-secretário de Segurança, o deputado Antônio Moraes (PP) aplaudiu a aquisição de um helicóptero que voa à noite e comporta UTI. “É importante. Vai ajudar a salvar vidas”, disse. OEstado investiu 8,1 milhões de euros ou R$ 51,4 milhões, na cotação de ontem.