Logo Folha de Pernambuco

Ministra acredita na expansão do PCdoB em Pernambuco

Luciana Santos, presidente nacional do partido, aposta em mais espaço no Legislativo em 2026

Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB - Foto: Davi Queiroz//Folha de Pernambuco

Presidente nacional do PCdoB, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, admite que, após as eleições municipais, o crescimento do partido em nível nacional foi insatisfatório. Mesmo assim, considera que a legenda se mantém firme. “Afinal de contas foram anos de reveses que não se consegue alterar em dois anos”, relatou em entrevista à Rádio Folha.

Enfatiza que a eleição municipal impacta muito mais no mandato de deputados do que na eleição geral. “Lula nunca ganhou eleição no Brasil com maioria de governadores e prefeitos. É uma lógica um pouco diferente, embora eu não esteja dizendo que ela não exista, mas ela impacta muito mais nas eleições para o parlamento”, considera. 

Avalia que em Pernambuco o resultado tenha sido muito positivo e o partido disponha hoje de uma base eleitoral capaz de ampliar o resultado para o Legislativo em 2026. “Vamos fazer esforços nessa direção.” OPCdoB reelegeu o prefeito de Sanharó, César Freitas, o único do partido entre os 184 municípios.

Pontua a reeleição da vereadora do Recife Cida Pedrosa, que quase triplicou a votação de 2020 (3.697 votos), atingindo agora 11.364 votos. Também conquistou a vaga de vice-prefeito do Recife, com Victor Marques, que pode tornar-se prefeito da capital, caso João Campos (PSB) seja candidato ao Governo do Estado em 2026. 

Lamenta que as forças consideradas mais progressistas tenham perdido a eleição em Olinda, de onde já foi prefeita. Mas avalia que acabaram reforçando a liderança do vereador Vinicius Castello (PT) ao tê-lo como candidato na Marim dos Caetés. Agora aposta em maior representatividade da legenda nas próximas legislaturas.

Vetado e engasgado
Dez dias após a criação de um grupo de trabalho para discutir a isenção de taxa para alunos da rede pública terem acesso à Universidade de Pernambuco, não houve avanço. Não há sequer reunião marcada. Autor do projeto vetado pela governadora Raquel Lyra, o deputado Jarbas Filho (MDB) lembra que o rito na Alepe será seguido e que, de um jeito ou de outro, vai virar lei. 

Dimensão
Jarbas Filho afirma ter aceitado participar do grupo para não ser intransigente. Mas ressalta que na composição apenas ele defende a proposta. Destaca que a Alepe é a Casa do diálogo e que o Estado precisa dar à UPE o tamanho que a UPE tem.

Respeito
O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, considerou falta de respeito à sua história a decisão do PT de expulsá-lo da legenda. “Mas eles não vão precisar gastar tinta nem tempo”. Antecipou-se à reunião do diretório marcada para este sábado (14) e ontem entregou a carta de renúncia.

Defesa
Ex-secretário de Segurança, o deputado Antônio Moraes (PP) aplaudiu a aquisição de um helicóptero que voa à noite e comporta UTI. “É importante. Vai ajudar a salvar vidas”, disse. OEstado investiu 8,1 milhões de euros ou R$ 51,4 milhões, na cotação de ontem.

Veja também

Aeroporto de Porto Alegre anuncia conclusão de obra na pista e retomada de voos internacionais
Obra

Aeroporto de Porto Alegre anuncia conclusão de obra na pista e retomada de voos internacionais

Justiça Eleitoral de SP forma maioria pela cassação do mandato de Carla Zambelli
Cassação

Justiça Eleitoral de SP forma maioria pela cassação do mandato de Carla Zambelli

Newsletter