Logo Folha de Pernambuco

Na campanha de Olinda, João Campos, Raquel Lyra e a busca por apoios

Prefeito do Recife faz caminhada com Vinicius Castello e Mirella Almeida reúne evangélicos antes de definir agenda com a governadora

João Campos participa de caminhada com Vinicius Castello, enquanto Mirella Almeida reúne evangélicos e programa agendas com a governadora - Fotos: Rafael Melo//Folha de Pernambuco

A menos de 15 dias para o 2º turno das eleições, o clima em Olinda ilustra um pouco do que será a disputa pelo Governo do Estado em 2026. Ontem o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deve ser candidato ao Palácio das Princesas, participou do primeiro evento exclusivo para Vinicius Castello (PT).

No fim do 1º turno, o peessebista fez carreata em área limítrofe para ato conjunto. "Na cidade irmã, a gente está com Vinicius, acreditando que a juventude está pronta para mudar Olinda e fazer bem feito. Conte comigo, com o nosso partido”, garantiu.

O petista reforçou a afinidade. Anunciou que, se eleito, vai instalar um Compaz em Águas Compridas, bairro do  onde aconteceu a caminhada ontem. Nos últimos dias, Vinicius Castello visitou o presidente Lula, gravou e divulgou vídeo com ele pedindo votos.

Recebeu apoio dos ex-candidatos Antônio Campos e Márcio Botelho e conquistou gente que esteve com a adversária Mirella Almeida (PDS), como o presidente da Câmara, Saulo Holanda.  

Mirella Almeida teve encontro com evangélicos ontem e afastou qualquer desânimo. "A gente também tem se articulado bastante, correndo atrás de outros apoios. Mas o mais importante é o apoio do povo de Olinda e a gente tem buscado incansavelmente", assegurou.

Ela, que recebeu adesão do pastor Cleiton Collins (PP), disse que a governadora Raquel Lyra vai participar ativamente da campanha e até já cobrou agendas. "Existem duas pré-agendas, mas nada ainda confirmado", declarou. O prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento, esteve na reunião com os evangélicos.

Sabatina na Rádio Folha 
O candidato à Prefeitura de Paulista Severino Ramos (PSDB) alegou "compromissos inadiáveis" e não compareceu ao primeiro dia de sabatina promovida pela Rádio Folha FM 96,7 neste segundo turno. Pelas regras, não é possível remarcar a conversa. As assessorias receberam a informação na carta-compromisso assinada na quinta-feira (10), dia do sorteio Hoje será a vez do candidato Junior Matuto (PSB). A entrevista começa às 11h.

Disputa
A votação de Romerinho Jatobá (20.264) e Eriberto Rafael (14.867) os credencia a permanecerem na Mesa Diretora da Câmara do Recife. Mas a composição não será fácil. Marco Aurélio Filho (PV), por exemplo, teve mais que o dobro de votos de 2020 (5.810 e agora, 12.424). Também deve brigar por espaço.

Presença
Existe uma chance de o presidente Lula chegar a Natal amanhã para reforçar a campanha de Natalia Bonavides (PT). Em Pernambuco, os petistas trabalham para que ele consiga uma brechinha na agenda e passe, pelo menos, em Olinda.

Direito eleitoral
A ministra do TSE Edilene Lobo abriu ontem o Seminário de Direito Eleitoral. O encontro acontece até hoje no auditório da OAB-PE, Centro do Recife. Entre os palestrantes, o presidente do TRE do Rio, Henrique Figueira, e o advogado eleitoral Delmiro Campos.

Veja também

Newsletter