"Nem pensem que aqui é terra sem lei", avisa ministra do TSE

Primeira negra a assumir o cargo na Corte, Edilene Lôbo diz que tribunal tem atuado contra violência e desinformação

Ministra do TSE Edilene Lôbo - FOTO: ARTHUR MOTA/FOLHA DE PERNAMBUCO

O Tribunal Superior Eleitoral está atuando para proteger a democracia e não vai arrefecer o combate à desinformação e a tentativas de manipulação do resultado dos pleitos. A declaração é da ministra do TSE Edilene Lôbo em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na tarde de ontem. A ministra, primeira negra a assumir o cargo na Corte, discutiu no Recife a participação da mulher na política.

"Nem pensem que aqui é terra sem lei. Nem pensem que o sistema da Justiça Eleitoral não está vigilante", alerta Edilene Lôbo, que está com ministra substituta no TSE desde agosto do ano passado,

A mineira de Taiobeiras destaca que o TSE tem atuado contra um tipo de violência até outro dia naturalizada, o das candidaturas fictícias das mulheres. Lembra que não surtirá efeito a estratégia de alguns partidos de ocuparem até 30% das vagas apenas colocando nomes femininos, sem disponibilizar dinheiro, tempo de propaganda ou outro meio de promover essas candidaturas.

"O TSE tem sido muito vigoroso no combate a esse tipo de violência." Ressalta que um tribunal sozinho não resolverá os problemas. que a luta é de todos e os partidos têm papel fundamental. "O eleitorado também precisa compreender que a construção é coletiva, se afastando não consegue mudar a realidade."

Oriunda de uma família pobre, sendo a 17ª filha entre 20 irmãos, Edilene Lôbo aposta em duas palavras femininas para não desistir da caminhada. "Resistência e esperança  Elas sustentam a luta das mulheres e de uma sociedade inclusiva"

CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA FASE
O deputado Mendonça Filho (União Brasil) não desiste. Espera  a decisão do partido em nível nacional, referendando seu nome no comando do diretório no Recife. A eleição, em março de 2023, virou caso de Justiça. Não quis adiantar os próximos passos, mas anunciou a disposição de recuperar o partido.

DISPUTA INTERNA
Enquanto a governadora Raquel Lyra não anuncia um nome à Prefeitura do Recife, o deputado Túlio Gadêlha e o secretário Daniel Coelho brigam em silêncio. O secretário chegou atrasado ao lançamento do Programa Mães de Pernambuco e o deputado se aproveitou. Colou na gestora.

RESISTÊNCIA
A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, que desde 2009, quando disputou seu primeiro mandato, estava no PSB, trocou de partido. Agora pelo PP, quer ser eleita pela quarta vez a gestora de um dos municípios mais importantes do Sertão.

INICIATIVA NACIONAL
O Coque, no Recife, foi a 1ª comunidade a receber um banco vermelho após aprovação do projeto da deputada federal Maria Arraes. A ideia é estimular denúncias de violência contra mulher. A deputada participou de protesto no local.

Veja também

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador
COPA AMÉRICA

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos

Newsletter