No Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral lidera em disputa acirrada com ex-aliado

Folha de Pernambuco/IPESPE aponta ex-prefeito com 33% da intenção de voto contra 27% de Keko do Arma

Lula Cabral - Roberto Soares/Alepe

O Cabo de Santo Agostinho repete nas eleições deste ano a disputa acirrada entre dois ex-aliados. O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco aponta a liderança do deputado Lula Cabral (Solidariedade).

O ex-prefeito aparece com 33% da intenção de voto contra 27% do atual gestor, Clayton da Silva Marques, conhecido como Keko do Armazém (PP). O delegado Resende (PDT) surge com 12%. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os dados, colhidos presencialmente de 15 a 17 de setembro, mostram também a vantagem de Lula Cabral quando o ponto analisado é a rejeição: 48% dos entrevistados afirmaram não votar no candidato de jeito nenhum.

Seu principal adversário tem 11 pontos percentuais a mais: 59% dos 400 eleitores consultados não votariam de jeito nenhum em Keko do Armazém. O índice é superior ao do Delegado Resende, rejeitado por 51% das pessoas ouvidas.

Outro ponto curioso da pesquisa é que a influência do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é praticamente a mesma da governadora Raquel Lyra (PSDB). Para 49% a parceria com o chefe do Executivo nacional é positiva.

A gestora tem um ponto a mais: 50% acham que tê-la no palanque ajuda a definir o voto. No Cabo, ruim mesmo é ter apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 54% acham que a presença dele diminui a votação.

Em 2016, Keko do Armazém foi vice na chapa encabeçada por Lula Cabral. Em 2019, romperam e disputaram a prefeitura no ano seguinte. Keko conquistou 47,56% dos votos e Lula Cabral, 29,29%.

Apoio do PSB em Olinda
O PSB vai reforçar a campanha dos 17 candidatos à Câmara de Olinda (11 homens e 6 mulheres). Um comitê de apoio será inaugurado amanhã,  na Av. Chico Science, nos Bultrins, às 8h13. Participam o candidato a prefeito Vinicius Castello (PT); o presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes; a presidente do PSB municipal, deputada Gleide Ângelo, e o deputado Pedro Campos (PSB).

Luto e espera
Sileno Guedes assegurou que o PSB está de luto pela morte do deputado José Patriota e só discutirá sucessão quando o presidente da Alepe, Álvaro Porto, anunciar a vacância, o que deve ocorrer na terça (24). O 1º suplente, Davi Muniz, trocou a legenda pelo PSD.

Debate na TV
Depois de não confirmar presença no debate da Adufepe e levar falta, porque foi ao enterro do deputado José Patriota, no Sertão, o prefeito-candidato João Campos garantiu presença nos próximos encontros. Dia 1º na TV Jornal e dia 3, na TV Globo.

Reforço
A governadora Raquel Lyra estará novamente em Caruaru hoje. Entrega uma cozinha comunitária na Vila do Aeroporto, às 11h, e depois, na Associação Comercial e Empresarial, anuncia investimentos para o distrito industrial.

Veja também

Pernambucana Luana Cavalcante, vence o Miss Universo Brasil 2024
PERNAMBUCO NO TOPO

Pernambucana Luana Cavalcante, vence o Miss Universo Brasil 2024

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter