Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

No discurso do prefeito João Campos, um aceno aos adversários

Gestor reeleito abriu pronunciamento na diplomação citando três oponentes. Elogiou campanha e deixou portas abertas ao diálogo

Prefeito do Recife, João Campos (PSB), discursa em nome dos eleitos durante cerimônia de diplomaçãoPrefeito do Recife, João Campos (PSB), discursa em nome dos eleitos durante cerimônia de diplomação - Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

Um discurso lido e vários gestos. O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), abriu seu pronunciamento, no ato de diplomação, saudando os prefeitos de Jaboatão, Mano Medeiros (PL); de Olinda, Mirella Almeida (PSD), e de Paulista, Severino Ramos (PSDB).

Três adversários que tiveram apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB). “Vocês fizeram uma bela caminhada e chegaram aqui pela força da democracia”, elogiou. Ovacionado, deixa portas abertas para pautas em comum com os vizinhos, demanda uníssona.

Mano Medeiros registra que a engorda das praias é um dos assuntos a serem tratados conjuntamente porque resvala em todos os municípios. Ele, um dos mais ligados à governadora, já disse a João Campos ser importante sentar para conversar sobre temas metropolitanos.

Para Mirella Almeida, acabou a eleição e os palanques estão desmontados. Agora, defende ela, é hora de trabalhar especialmente em áreas limítrofes, que acabam sofrendo com a falta de políticas públicas, sem que a população saiba a quem recorrer. Olhar para os morros da cidade é outro assunto que a prefeita sugere ser encaminhado com a união dos gestores municipais.

Embora aponte que cada cidade tem demandas específicas, Ramos destaca a importância de todos se ajudarem para que as gestões sejam sérias e harmônicas. E já sabe que em Paulista saúde e educação encabeçam a lista de prioridades. 

A diplomação no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda, incluiu 96 vereadores das quatro cidades. A governadora não compareceu nem mandou representante. 


Agora só no próximo ano
Semana passada, o vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) retirou de segunda votação projeto de Michelle Collins (PP) que institui o Dia do Nascituro, para celebrar a vida intrauterina. Ontem ela foi surpreendida mais uma vez. Ivan Moraes e Rinaldo Júnior (PSB) articularam para derrubar a proposta. Ao perceber a ameaça de derrota, a vereadora pediu para retirar o assunto de pauta. 

 Insegurança
O país ainda vive risco institucional. Este é o olhar do deputado federal Pedro Campos (PSB). À Rádio Folha ele justificou que existem os que não acreditam nas tentativas de golpe e de assassinato, constatadas pela Polícia Federal. E há quem continue não confiando nas urnas e apostando que o presidente Lula seja um clone.

Prestígio
A confraternização do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, serviu para lançar a candidatura do filho Gabriel Porto a deputado federal. Evento teve presença do ministro Silvio Costa Filho, da governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife, João Campos.

Mudanças

O prefeito eleito em Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos),  pretende mudar 85% do secretariado. A ideia é dar nova cara à gestão da atual prefeita, Nadegi Queiroz, que o indicou como sucessor. Será diplomado amanhã no teatro municipal, na Vila da Fábrica.

Veja também

Newsletter