Logo Folha de Pernambuco

No Recife, Dani Portela é a primeira a homologar candidatura a prefeita

Mas ainda há pendências. O deputado Túlio Gadêlha pleiteia a vaga e negocia com a nacional

Deputada estadual Dani Portela, pré-candidata da Federação PSOL-Rede à Prefeitura do Recife - Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

Partidos e pré-candidatos proporcionais e majoritários iniciam hoje, em todo o país, uma nova etapa no calendário das eleições municipais deste ano. É hora de oficializar os nomes para as disputas.

No Recife, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) será a primeira da lista de seis pré-candidaturas à prefeitura da cidade, em um processo que para a Federação PSOL-Rede na capital já está definido.

"O prego está batido e a ponta vira na convenção, que vai homologar. A gente tem cumprido todas as regras, seguido o passo a passo", avalia Dani Portela, sabendo da possibilidade de recursos na instância nacional e acreditando que a situação não se reverta. A convenção está marcada para as 16h de hoje, na Casa Marielle Franco, no Derby, área central do Recife.

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) recorreu da decisão tomada em maio. Ele quer encabeçar a chapa e negocia junto à nacional. Esta semana ele abriu as redes sociais para depoimentos de quem defende sua pré-candidatura, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado Goura Nataraj, do Paraná.

Independentemente dos questionamentos do deputado, a pré-candidata já está construindo o programa de Governo. Realizou 16 encontros, nas seis regiões político-administrativas (RPAs). Pelo menos 1.500 pessoas participaram, levando aproximadamente 500 propostas voltadas especialmente para as áreas de educação, saúde e direitos à cidade (moradia, trânsito entre outras). A assessoria da pré-candidata contabiliza 48 horas de escutas que devem continuar na próxima semana. Também são pré-candidatos no Recife Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB), Simone Fontana (PSTU) e Técio Teles (Novo).

Do Agreste ao Sertão
Com a agitação das convenções, o presidente do Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade, disse à Rádio Folha FM 96,7 estar dormindo, em média, quatro horas por dia. A agenda se intensifica hoje nas várias regiões. Começa em Caruaru, no Agreste. De lá, voa para os municípios sertanejos de Jatobá, Petrolândia e Betânia. No domingo, será a vez de Lajedo, Canhotinho e Capoeiras. O Republicanos tem 60 candidaturas a prefeito e outras 25 a vice.

Resposta
A partir de hoje todo candidato ou partido político passa a ter direito de resposta quando citado por outro opositor. Ou seja, é preciso prestar ainda mais atenção antes de fazer qualquer acusação. O alerta é do advogado Pablo Bismack, especialista em Direito Eleitoral.

Fim do mandato
Por fraude à cota de gênero,o TRE cassou cinco vereadores de Carpina, na Mata Norte. Perderam o mandato Marcelo Ferreiro e Júnior de Salete, eleitos pelo PSL; Ricardo José Bezerra de Freitas (Kakai) e Alexandre Barbosa, pelo Cidadania; e Kássia do Moinho, pelo DEM.

Veja também

Newsletter