No Recife, Dani Portela é a primeira a homologar candidatura a prefeita

Mas ainda há pendências. O deputado Túlio Gadêlha pleiteia a vaga e negocia com a nacional

Deputada estadual Dani Portela, pré-candidata da Federação PSOL-Rede à Prefeitura do Recife - Foto: Ricardo Fernandes / Folha de Pernambuco

Partidos e pré-candidatos proporcionais e majoritários iniciam hoje, em todo o país, uma nova etapa no calendário das eleições municipais deste ano. É hora de oficializar os nomes para as disputas.

No Recife, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) será a primeira da lista de seis pré-candidaturas à prefeitura da cidade, em um processo que para a Federação PSOL-Rede na capital já está definido.

"O prego está batido e a ponta vira na convenção, que vai homologar. A gente tem cumprido todas as regras, seguido o passo a passo", avalia Dani Portela, sabendo da possibilidade de recursos na instância nacional e acreditando que a situação não se reverta. A convenção está marcada para as 16h de hoje, na Casa Marielle Franco, no Derby, área central do Recife.

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) recorreu da decisão tomada em maio. Ele quer encabeçar a chapa e negocia junto à nacional. Esta semana ele abriu as redes sociais para depoimentos de quem defende sua pré-candidatura, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado Goura Nataraj, do Paraná.

Independentemente dos questionamentos do deputado, a pré-candidata já está construindo o programa de Governo. Realizou 16 encontros, nas seis regiões político-administrativas (RPAs). Pelo menos 1.500 pessoas participaram, levando aproximadamente 500 propostas voltadas especialmente para as áreas de educação, saúde e direitos à cidade (moradia, trânsito entre outras). A assessoria da pré-candidata contabiliza 48 horas de escutas que devem continuar na próxima semana. Também são pré-candidatos no Recife Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB), Simone Fontana (PSTU) e Técio Teles (Novo).

Do Agreste ao Sertão
Com a agitação das convenções, o presidente do Republicanos em Pernambuco, Samuel Andrade, disse à Rádio Folha FM 96,7 estar dormindo, em média, quatro horas por dia. A agenda se intensifica hoje nas várias regiões. Começa em Caruaru, no Agreste. De lá, voa para os municípios sertanejos de Jatobá, Petrolândia e Betânia. No domingo, será a vez de Lajedo, Canhotinho e Capoeiras. O Republicanos tem 60 candidaturas a prefeito e outras 25 a vice.

Resposta
A partir de hoje todo candidato ou partido político passa a ter direito de resposta quando citado por outro opositor. Ou seja, é preciso prestar ainda mais atenção antes de fazer qualquer acusação. O alerta é do advogado Pablo Bismack, especialista em Direito Eleitoral.

Fim do mandato
Por fraude à cota de gênero,o TRE cassou cinco vereadores de Carpina, na Mata Norte. Perderam o mandato Marcelo Ferreiro e Júnior de Salete, eleitos pelo PSL; Ricardo José Bezerra de Freitas (Kakai) e Alexandre Barbosa, pelo Cidadania; e Kássia do Moinho, pelo DEM.

Veja também

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién
Imigração

Panamá registra aumento de imigrantes asiáticos na selva do Darién

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel
Guerra

Chefe do Hezbollah reconhece "duro golpe" e promete "punição justa" contra Israel

Newsletter