Logo Folha de Pernambuco

Nomes a vice de João Campos, afinados e divididos

Na disputa pela vaga do atual prefeito à reeleição, petistas apostam na aliança nacional e na condução de Lula

Foto: Reprodução da internet

Um dia depois de o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deixar claro que não tem pressa para escolher o nome a vice e sinalizar que isso só deve acontecer durante as convenções partidárias, os petistas inscritos para a vaga tentam afinar o discurso e as ações.

Tanto o chefe de gabinete do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, quanto o deputado federal Carlos Veras acham natural a postura adotada pelo gestor, que segundo os dois, já sabia do caminho a ser seguido pelo Partido dos Trabalhadores.

"As movimentações internas são muito naturais", observa Mozart Sales, enfatizando a fala da senadora Teresa Leitão. Ela disse que em momento algum o prefeito foi emparedado.  Mozart também ressalta que o gestor está alinhado com o presidente Lula, a quem define como "condutor maior do processo", devendo reunir em breve parlamentares, diretório nacional e o grupo de trabalho eleitoral.

Na sexta,  quando os dois postulantes a vice se inscreveram, a senadora registrou ainda que Mozart tem 83% da preferência do diretório local.

Contrário ao rito do partido, Veras afirma ter sido muito difícil se inscrever para um pleito ainda em discusssão, embora ressalte o protagonismo do PT e a importância da aliança com o PSB. "Achava que não haveria necessidade imediata, mas respeito  integralmente as decisões do partido."

Observa que discutir propostas para a cidade e alinhá-las às do prefeito João Campos é mais relevante que nomes. Pontuou ter conseguido mais de 400 assinaturas de apoio e que os 83% a favor de Sales não representam uma vitória. "Uma coisa é você ter maioria dos dirigentes partidários; outra é ter maioria no debate político sobre qual tática adotar."

Sem alternativa, o PT terá mesmo de esperar. O rito é uma forma de dar sinais de vida.

 

APRENDENDO A FAZER COBRANÇA
O padre Américo Leite Neto aproveitou a presença do deputado Luciano Duque na novena de São José, em São José do Belmonte, para cobrar a recuperação das PE-430 e 435. Disse ter feito o pedido à governadora no ano passado. Ela garantiu os reparos, mas não fez. Da próxima vez vai definir prazos.  Porta-voz da comunidade, o parlamentar encaminhou o pleito à Secretaria da Casa Civil.

FORA DAS FAIXAS
O clima promete esquentar hoje na Alepe. O fim das faixas salariais proposto pelo Governo será tema de audiência, por iniciativa do deputado Alberto Feitosa, a pedido da Associação de Cabos e Soldados. Parlamentar diz que medida não contempla a categoria.

NOVAS REGRAS
Os advogados Delmiro Campos e Sidney Neves, presidentes das comissões especiais de estudos da reforma política e de direito eleitoral, respectivamente, coordenam audiência sobre o projeto de lei do novo Código Eleitoral. Dia 26, no plenário do Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Veja também

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'
Ataque ao STF

PF investiga ataque fracassado ao STF como 'ato terrorista'

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro
ATENTADO

Imagens da Câmara mostram momento da explosão de bombas em carro

Newsletter