Nomes para secretariado de João Campos mexem na composição da Câmara e da Assembleia
Andreza Romero sai e abre vaga para Chico Kiko. Antônio Coelho volta à Alepe e grupo indica Thiago Ângelo. Mais mudanças virão
Os dois nomes anunciados nessa sexta para o novo secretariado do Recife consolidam o que o prefeito João Campos (PSB) havia dito no dia anterior.
A gestão precisa de equilíbrio entre o técnico e o político, e suplentes aliados serão contemplados. "Eu sou político. Não tenho vergonha disso”, cravou. As indicações mexem com a composição do parlamento municipal e do estadual.
A vereadora Andreza Romero (PSB), que teve a quarta maior votação para a Câmara (15.785 votos), vai ocupar o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, antiga secretaria-executiva já comandada por ela, na última vez, de maio do ano passado a março deste ano.
A movimentação de agora abre espaço para o vereador Chico Kiko, ele teve 9.432 votos e ficou como primeiro suplente.
Ooutro nome divulgado ontem é a segunda indicação do grupo Coelho de Petrolina. (A primeira foi Carlos de Andrade Lima, para Desenvolviemnto Econômico).
O publicitário Thiago Ângelo, secretário-executivo de Turismo, vira o titular da pasta, substituindo Antônio Coelho (União Brasil). O deputado, licenciado desde setembro de 2023, volta para a Assembleia Legislativa em fevereiro.
As mudanças não devem parar por aí. Há duas expectativas. A primeira é levar mais um vereador do PSB, garantindo espaço para o segundo suplente, Almir Fernando. A segunda é tornar o deputado Eriberto Filho titular da Secretaria de Esportes..
A decisão vai assegurar a vaga do suplente Cayo Albino na Alepe. Ele é filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, também do PSB.
Do dia 22 até ontem o prefeito anunciou 20 nomes para o primeiro escalão (17 secretarias e três gabinetes, que têm estrutura de secretaria).
Experiência de líder
Com a formação da mesa diretora para o biênio (2025-2026) praticamente definida, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), começa a ouvir os pedidos e negociar a composição das comissões. O vereador, que deve ser reeleito para a presidência pela terceira vez, aposta que o processo será tranquilo.
Ninguém quer secretaria
O nome do vereador Marco Aurélio Filho (PV) para a mesa diretora do Recife é consenso. Cida Pedrosa (PCdoB) pleiteia a Comissão de Direitos Humanos e Kari Santos (PT) quer uma vaga. Flávia de Nadegi (PV) e Liana Cirne (PT) assinam embaixo.
De olho
O vereador do Recife Felipe Alecrim (Novo), um dos quatro que votaram contra o projeto de reforma administrativa da prefeitura, alega que já existe secretaria demais. Deve continuar como líder da oposição na Câmara e promete fiscalizar as atividades.
Representatividade
"Quando olho pra você, Raquel, eu não vejo mais você”, disse a vice-governadora Priscila Krause na última reunião do secretariado. E citou beneficiados com ações do Estado, destacando que eles hoje retratam a governadora Raquel Lyra e sua perseverança.